Educação Ambiental no Ensino Fundamental: ensinar a conhecer “microalgas” para preservação dos corpos d’água

Juliana Ferreira da Silva

Resumo


Como estratégia para a preservação dos ambientes aquáticos, foi aplicada uma oficina com atividade prática a alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental. A forma avaliativa foi por meio de questionários respondidos dias antes da oficina e um mês após esta. A palestra teve como proposta provocar a reflexão assim como mostrar a existência e a importância das microalgas nos ambientes aquáticos. Durante a oficina, os alunos observaram, em microscópios ópticos, microalgas de corpos d'água próximos da escola, espécies de culturas e em lâminas permanentes. Avaliando os questionários, pode-se perceber que as atividades desenvolvidas facilitaram a compreensão e a assimilação de conceitos sobre a temática abordada, sensibilizando os alunos para a importância da preservação dos corpos d’água.

Palavras-chave


Conservação. Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Ambientes Aquáticos.

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DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6937

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