Plataforma e-COO

Inovação Tecnológica e Educação Colaborativa no Fortalecimento da Agricultura Familiar

Autores

  • Marcelo Rios Kwecko Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) - Brasil https://orcid.org/0000-0002-1506-9233
  • Evilin Thaoane de Matos Campos Universidade do Vale dos Rios do Sino (Unisinos) - Brasil
  • Viviani Rios Kwecko Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19860

Palavras-chave:

Tecnologia social. Agricultura familiar. Cooperativismo de plataforma. Educação popular. Inovação digital.

Resumo

e-COO Platform: Technological Innovation and Collaborative Education in Strengthening Family Farming

 Este artigo apresenta a plataforma digital e‑COO como uma tecnologia social (Duarte; Moraes, 2020) concebida para impulsionar processos de inovação social junto à comunidade de agricultores familiares do território de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa promove circuitos curtos de comercialização de produtos da agricultura familiar por meio de ferramentas digitais acessíveis e adaptadas à realidade local. Desenvolvida em diálogo com os princípios do cooperativismo de plataforma (Scholz, 2017), a tecnologia social articula recursos educacionais, suporte técnico e processos formativos contínuos com um grupo de 18 agricultores. Essas dinâmicas são estruturadas a partir das premissas pedagógicas de Paulo Freire (1996) e Donald Schön (2000), priorizando a aprendizagem situada, dialógica e emancipatória. As ações formativas combinam encontros presenciais, acompanhamento pedagógico e a produção de conteúdos audiovisuais que visam à construção de competências digitais e à ampliação da autonomia no uso da tecnologia. Os resultados iniciais apontam para uma progressiva apropriação da plataforma pelos agricultores e para a consolidação de um ambiente colaborativo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rios Kwecko, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) - Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC-FURG), Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), docente no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) e pesquisador do projeto e-COO. 

Evilin Thaoane de Matos Campos, Universidade do Vale dos Rios do Sino (Unisinos) - Brasil

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Rios do Sino (Unisinos), jornalista, pesquisadora do projeto e-COO e membro do grupo Digilabour.

Viviani Rios Kwecko, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Brasil

Doutora em Educação em Ciências/FURG(2020), Mestre em Educação em Ciência/UFPEL(2010). Professora Titular do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Pesquisadora do projeto e-COO, voltado ao cooperativismo de plataforma e à agricultura familiar. Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologia Social, Arte e Economia Criativa (CNPq/CAPES) e o Plano de Desenvolvimento para o APCL (MIDR). Integra o NUDESE/FURG, o Comitê de Inovação e Tecnociência Solidária da FURG e atua como coordenadora adjunta da Setorial Sul da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Tecnologia Social (ABEPETS

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. Além do mercado: cidadania, conhecimento e cultura no desenvolvimento futuro. São Paulo: Ed. UNESP, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 35. ed. São Paulo: Brasiliense, 2002.

CÁCERES MAMANI, Jorge Luis. Migration from rural to urban: case analysis of the peasant community of Antacahua, Puno. arXiv preprint, 2024.

DAGNINO, Renato. Tecnologia social: contribuição à construção de um pensamento crítico latino-americano em ciência e tecnologia. Campinas: Autores Associados, 2014.

DEMO, Pedro. Educação e qualidade: os mitos da educação brasileira. Campinas: Autores Associados, 2002.

DUARTE, Fabíola; MORAES, Rodrigo. Tecnologias sociais e o desenvolvimento territorial: reflexões e experiências. Brasília: IICA, 2020.

ECOO. Plataforma eCOO. Disponível em: https://www.ecoo.org.br Acesso em: 15 jul. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2000.

GRISA, Catia; SCHNEIDER, Sérgio. Políticas públicas para a agricultura familiar: uma análise a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Estudos Sociedade e Agricultura, v. 23, n. 1, p. 144–172, 2015.

HOFFMANN, V. et al. Combining experiential and social learning approaches for crop disease management in a smallholder context. Agricultural Systems, v. 195, p. 103283, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308521X21003097 Acesso em: 17 jul. 2025.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro, 2017. 82 p. Disponível em: http://www.usp.br/nereus/wpcontent/uploads/IBGE_2017_REG_GEO.pdf Acesso em: 16 jul. 2025.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Critical media literacy is not an option. Learning Inquiry, v. 1, p. 59–69, 2007.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Critical media literacy, democracy, and the reconstruction of education. In: Media Literacy: A Reader, 2007.

MAGESA, R. J.; MWAKYEMBE, N.; CHAKWIZIRA, J. Digital literacy of smallholder farmers in Tanzania: towards a conceptual framework for effective digital engagement. Sustainability, Basel, v. 15, n. 17, p. 13149, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/17/13149 Acesso em: 17 jul. 2025.

REIS, Paula. Desenvolvimento local em áreas rurais de baixa densidade: uma proposta de intervenção para as aldeias históricas de Portugal de Trancoso e Marialva. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/4073 Acesso em: 18 jul. 2025.

RUTA, Diana; HERNÁNDEZ, José Luis. Juventud rural y migración: estudio comparado en Colombia y Guatemala. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, n. 31, p. 45–63, 2021.

SANTOS, Valéria et al. Inclusão digital e o uso do Telegram em contextos de formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1392–1412, 2019.

SCHOLZ, Trebor. Uberworked and underpaid: how workers are disrupting the digital economy. Cambridge: Polity Press, 2017.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Cledson Eduardo Oliveira da et al. Tecnologias sociais como estratégia de desenvolvimento do Território Serra da Capivara. Research, Society and Development, v. 12, n. 8, e6412842841, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i8.42841

TELEGRAM. Telegram Messenger. Disponível em: https://telegram.org Acesso em: 15 jul. 2025a.

TELEGRAM. Telegram Bot API. Disponível em: https://core.telegram.org/bots/api Acesso em: 15 jul. 2025b.

TELEGRAM. Telegram Mini Apps. Disponível em: https://core.telegram.org/bots/webapps Acesso em: 15 jul. 2025c.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TIMOTHY, Dallen; TOSUN, Cevat. Arguments for community participation in the tourism development process. Journal of Tourism Studies, v. 14, n. 2, p. 2–15, 2003.

TYMOSHCHUK, Oksana et al. O papel das tecnologias digitais no desenvolvimento das comunidades rurais: o estudo de caso múltiplo de “Bioliving” e “Bons Sons”. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, n. 52, p. 131–144, 2018.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Kwecko, M. R., Campos, E. T. de M., & Kwecko, V. R. (2025). Plataforma e-COO: Inovação Tecnológica e Educação Colaborativa no Fortalecimento da Agricultura Familiar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(2), 1–19. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19860

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.