Experiência dos embates e auto-crítica: ações, indagações e apontamentos teóricos a partir da constituição de um laboratório em ciências humanas de “inspiração marxista”

Autores

  • Cláudia Lino Piccinini
  • Rosa Maria Corrêa das Neves

Palavras-chave:

marxismo e educação, educação ambiental crítica, conscientização, consciência ambiental

Resumo

Este trabalho se constitui em um relato sobre a implantação do Laboratório de Estudos Marxismo e Educação (LEME), vinculado institucionalmente à Fundação de Apoio ao Ensino Técnico do Estado do Rio de Janeiro. Seguimos uma exposição cronológica da constituição do LEME, partindo de aspectos que antecederam à sua efetiva implantação – a proposição de uma Licenciatura em Pedagogia vinculada a uma Especialização em Educação Ambiental e a realização de diferentes pesquisas – até a reformulação do Laboratório. Dentre as pesquisas empreendidas no âmbito do LEME, expomos algumas considerações de duas delas: aquela que deu origem à formulação do próprio Laboratório e outra, que problematiza "conscientização ambiental" em sua interface a categoria marxista "consciência de classe", pesquisa ainda em desenvolvimento que reflete uma problemática construída em relação à pesquisa central do LEME e também à formulação de tese de doutoramento que teve como objeto memórias das trajetórias de educadores ambientais brasileiros e contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Lino Piccinini

Doutora em Educação pela PUC-Rio, Mestre em Tecnologias Educacionais pelo NUTES/UFRJ, Especialista em Ensino de Ciências pela UERJ. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Marxismo e Educação -LEME/FAETEC.

Rosa Maria Corrêa das Neves

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Doutora em Educação pela UERJ.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Piccinini, C. L., & Neves, R. M. C. das. (2010). Experiência dos embates e auto-crítica: ações, indagações e apontamentos teóricos a partir da constituição de um laboratório em ciências humanas de “inspiração marxista”. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 14(2), 79–86. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1602

Edição

Seção

Artigos