Sou UNB jogo limpo: investigação-ação como fundamento de uma prática de educação ambiental e gestão de resíduos sólidos que integra trabalho, ensino, pesquisa e extensão
Palavras-chave:
Resíduos sólidos, coleta seletiva, agenda institucional, investigação-ação.Resumo
A universidade de Brasília vem discutindo desde 1998 a implantação de um programa de coleta seletiva de lixo no campus, que mais tarde veio a ser denominado: Sou UNB Jogo Limpo – Programa de Coleta Seletiva de Lixo. O grupo de trabalho original, constituído por resolução da Reitoria (Resolução 070/98), é representado por diferentes unidades acadêmicas e administrativas e está hoje sobre a coordenação do Departamento de Ecologia e do Decanato de Assuntos Comunitários. No segundo semestre de 1999 incorporaram-se oito bolsistas de graduação (bolsa permanência, normalmente utilizadas para recrutar estudantes para atuar em atividades-meio de caráter burocrático) para realizar um diagnóstico preliminar de caracterização do lixo produzido pela comunidade universitária. Buscamos integrar trabalho, ensino, pesquisa e extensão e adotamos como teoria-guia a Investigação-Ação Educacional na estruturação do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos. Dessa forma, privilegiamos o componente participativo, em que estudantes-bolsistas eram levados a atuar como membros de uma equipe que pesquisava e atuava sobre a problemática do lixo no campus universitário. Estes estudantes-bolsistas receberam como função caracterizar o lixo, pesando, calculando o volume, separando e classificando seu conteúdo, além de participar de seminários, grupos de estudo, visitas a depósitos de lixo, reuniões junto a órgãos do governo e com catadores de lixo, e elaboração de pareceres técnicos. Nas reuniões e outras atividades de trabalho, vivenciaram a construção de uma comunidade, nos moldes da investigação-ação. No ano de 2000, a incorporação de novos estudantes-bolsistas permitiu que os estudantes mais antigos no projeto atuassem na co-orientação destes novos membros. A vivência de um processo coletivo de investigação e ação permite integrar trabalho, ensino, pesquisa e extensão em âmbito da universidade, de forma a contribuir positivamente para a formação de um profissional crítico e autônomo.Downloads
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Publicado
2009-11-11
Como Citar
Saito, C. H., Barros, C. C. de, Martins, C. de . S. C., Schumacher, H. C., Cardoso, T. B., Dourado, E. B., … Cunha, M. J. (2009). Sou UNB jogo limpo: investigação-ação como fundamento de uma prática de educação ambiental e gestão de resíduos sólidos que integra trabalho, ensino, pesquisa e extensão. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 5. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1087
Edição
Seção
Artigos