Educação ambiental e formação continuada: por uma abordagem sócio-ambiental dos educadores

Autores

  • Arlêude Bortolozzi

Palavras-chave:

Educação ambiental, formação continuada, abordagem sócio-ambiental.

Resumo

Oferecendo subsídios para o processo de formação continuada de professores e profissionais que atuam na área de meio ambiente, este artigo aponta direções para uma melhor adequação da educação ambiental nos diferentes níveis de ensino e na comunidade. Depoimentos de professores no Projeto de Educação Ambiental em Microbacias, analisado na tese de doutorado da própria autora, revelam que uma visão sócio-ambiental da realidade permite fazer da ação educativa uma prática cidadã. Esse enfoque sócio-ambiental apresentado nos depoimentos analisados mostra a complexidade do meio ambiente e seus aspectos integradores, e apresenta contribuição favorável para um repensar da atuação dos atuais educadores, no contexto de um mundo globalizado, onde a crise ambiental passa a exigir novas mentalidades e atitudes éticas diante da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlêude Bortolozzi

Atualmente é Pesquisadora no Nepam/ UNICAMP ( Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais ) da Universidade Estadual de Campinas.- Especialista em Educação Ambiental. Possui doutorado em Educação -DECISAE - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação - pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-10

Como Citar

Bortolozzi, A. (2009). Educação ambiental e formação continuada: por uma abordagem sócio-ambiental dos educadores. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 7(1), 27–44. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1055

Edição

Seção

Artigos