Paulo Freire e Florestan Fernandes: diálogos necessários sobre a democracia e a escola cidadã

Autores/as

  • Marcio Caetano
  • Paula Almeida de Castro
  • Amanda Motta Castro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6892

Palabras clave:

Paulo Freire, Florestan Fernandes, Democracia, Educação pública brasileira

Resumen

Com a afirmação “Educação é política”, pautamos a discussão desse ensaio na temática da democracia dentro da perspectiva dos trabalhos de Paulo Freire em diálogo com os de Florestan Fernandes. Ao observar as práticas educacionais no cenário brasileiro, notamos que as mesmas congregam uma história de fracasso da escola pública em seu papel de educar os sujeitos sociais valorizando saberes como “liberdade” e “autonomia”. Dentro dessa perspectiva, destacamos o caráter político edificante da educação pública brasileira para a construção das mudanças sociais que se pretendem através de uma prática educativa distanciada de uma concepção bancária. Em linhas gerais, buscamos reafirmar a democracia pautada na ideia de um governo e um Estado do/com o povo e para o povo. Significa dizer que todo governo é também um autogoverno, uma prática de sujeitos autônomos, livres, com igualdade de direitos e deveres.

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Biografía del autor/a

Marcio Caetano

Líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).Professor de Políticas Públicas da Educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Paula Almeida de Castro

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Professora Doutora de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual da Paraíba.

Amanda Motta Castro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2015), com estágio sanduíche na Universidad Autonoma Metropolitana del México - UAM, no departamento de Antropologia, sob a orientação da Dra.Elí Bartra. É mestra em Educação (2011); Licenciada em Pedagogia (2000) e graduanda em Filosofia (2015).

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Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Caetano, M., Castro, P. A. de, & Castro, A. M. (2017). Paulo Freire e Florestan Fernandes: diálogos necessários sobre a democracia e a escola cidadã. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40–59. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6892