PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006)

Autores

  • Adriano Charles Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Edvanderson Ramalho dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3234

Palavras-chave:

Autoria, Educação Ambiental, Currículo Lattes.

Resumo

O artigo apresenta pesquisa meta-analítica sobre o perfil dos autores presentes nos trabalhos de Educação Ambiental (EA) da ANPEDSUL nas edições de 2002 a 2006. Foram analisados 54 trabalhos completos, com 97 autores. A análise e a tabulação dos autores partem da Plataforma Lattes, que possibilitou traçar o perfil do pesquisador com base no currículo, formação acadêmica, gênero dos trabalhos e coautoria, suas produções antes e depois do evento. A análise revelou que há predominância de autores doutores e doutorandos/as (45,4%) e de mestres e mestrandos/as (43,3%), prevalece o gênero feminino, com 72%, e 80% dos trabalhos possuem coautoria. Em relação ao Currículo Lattes, apenas 65% apresentam atualização e, em média, 85% produziram antes e depois do evento, indicando dinamismo e inserção acadêmica. De outro lado, pode-se destacar que a análise diacrônica aponta para a ligação da produção acadêmica com os processos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduando de Licenciatura em geografia(3° ano), departamento de ciências exatas e naturais.

Edvanderson Ramalho dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Licenciado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Licenciado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

Ferreira, A. C., Santos, E. R. dos, & Rosso, A. J. (2013). PERFIL DOS AUTORES DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPEDSUL (2002 A 2006). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3234