PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE MANGUEZAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3084Palavras-chave:
Percepção ambiental, educação ambiental, manguezal, recursos didáticos.Resumo
Apesar da importância ecológica e econômica do manguezal, este ecossistema tem sido alvo constante de ações impactantes, motivo pelo qual vem se notando o desenvolvimento da consciência ecológica, que busca na educação ambiental a solução para essa questão. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo identificar as percepções de alunos (de 14 a 18 anos) de Pernambuco, sobre o manguezal, antes e após uma ação educativa. Para tanto, foram elaborados materiais educativos e aplicados questionários com cinco perguntas objetivas abordando o manguezal (condição ecossistêmica e importância) a 90 alunos em cinco escolas públicas localizadas em Olinda, Recife e Itapissuma. A partir das respostas dos alunos foi realizada uma ação educativa sobre o manguezal utilizando múltiplos recursos, no colégio, tendo sido apresentado, ao final, novo questionário, para avaliar a aprendizagem sobre o tema. A análise da percepção dos alunos revelou a partir dos indicadores de avaliação que a comunidade estudantil pesquisada de Olinda não tinha conhecimento prévio sobre assunto; que a do Recife possuía um conhecimento relativo e a de Itapissuma tinha uma grande vivência neste ambiente. O método adotado na ação educativa, com exposição interativa e debate com os alunos sobre o manguezal foi eficiente para os alunos dos três municípios, evidenciado pelo equilíbrio numérico de respostas “satisfatórias”, revelando-se eficiente, por contribuir com o repertório de percepções dos alunos sobre o ambiente, com destaque positivo para os estudantes de Itapissuma.Downloads
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Publicado
2012-11-09
Como Citar
Pereira, E. M., Farrapeira, C. M. R., & Pinto, S. de L. (2012). PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE MANGUEZAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3084
Edição
Seção
Artigos