<b>O potencial da estrutura espacial de espécies vegetais como ferramenta prática para a educação ambiental e o ensino de ecologia: um estudo de caso com indivíduos de Jatobá no cerrado brasileiro</b>
Palavras-chave:
Acões educativas. Conscientização ambiental. Contextualização do ensino. Distribuição agregada.Resumo
O bioma Cerrado ocupa o Planalto Central brasileiro e se caracteriza por apresentar um conjunto de fitofisionomias variadas, formando um mosaico vegetacional. O presente trabalho tem por objetivo identificar e descrever o padrão de distribuição espacial dos indivíduos de Jatobá, utilizando-o como uma ferramenta potencial para ações práticas em programas de educação ambiental e ensino de ecologia. Para identificar a estrutura espacial da população, foi utilizado o método da distância entre os indivíduos “T-square” para duas classes de tamanho: jovens e adultos. A população analisada apresentou distribuição agregada, tanto para indivíduos adultos quanto juvenis. Isso se deve às diferenças ambientais observadas no local, ao tipo de dispersão das sementes e principalmente, às diferentes formas de produção de energia e disponibilização de recursos. Além de propiciar o conhecimento sobre as espécies do cerrado e suas interações com o ambiente, os estudos sobre o padrão de distribuição espacial de populações vegetais podem ser potencialmente utilizados em ações educativas, com enfoque tanto para a educação ambiental como para aulas práticas e experimentais de ecologia com alunos dos diversos níveis de ensino. Tais ações educativas, quando contextualizadas local e regionalmente, levam à análise e aprendizagem do desconhecido a partir de cenários e ambientes do cotidiano, promovendo maior entendimento, conscientização e sensibilização da sociedade para com as causas de preservação e destruição ambiental.Downloads
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Publicado
25-03-2010
Como Citar
Rezende, S. L., Bernasol, W. P., Lima-Ribeiro, M. de S., & Vilela-Ribeiro, E. B. (2010). <b>O potencial da estrutura espacial de espécies vegetais como ferramenta prática para a educação ambiental e o ensino de ecologia: um estudo de caso com indivíduos de Jatobá no cerrado brasileiro</b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 71–79. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1190
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo