A PERCEPÇÃO DO CONTAR NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Maiara Bueno do Nascimento CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO

Palabras clave:

Concepção do número. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ensino de Matemática.

Resumen

O ensino da matemática na educação básica brasileira está pautado em sequencias de conteúdos pré-estabelecidos orientados a partir dos Referenciais Curriculares para Educação Infantil e dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática. Estes documentos referenciaram a pesquisa para elaboração de um esquema lógico matemático desenvolvido em uma escola do Litoral Norte do RS. A população estudada compreendeu crianças de 5 anos, 11 anos e 12 anos e seus professores; respectivamente frequentes na pré-escola, 5º ano e 6º ano do Ensino Fundamental. Optamos pela pesquisa-ação como metodologia, objetivando conhecer os três estágios sugeridos por Piaget e em contrapartida observar o processo de internalização de Vygotsky. Os resultados evidenciam propostas curriculares das escolas de educação infantil que evidenciam o “preparo do aluno de educação infantil para os anos iniciais”, buscando com isso orientar os docentes a oferecerem a aprendizagem significativa aliada a desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

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Publicado

2019-10-30

Cómo citar

Nascimento, M. B. do. (2019). A PERCEPÇÃO DO CONTAR NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Didática Sistêmica, 20(2), 93–105. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8511

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

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