<b>A teoria do ensino desenvolvimental e o contexto da educação contemporânea</b>
Palabras clave:
Educação. Contemporaneidade. Ensino desenvolvimental.Resumen
Este artigo procurou discutir aspectos relevantes da educação contemporânea e as contribuições da teoria apresentada pelo psicólogo russo Vasili V. Davídov. Assim, objetivou abordar elementos importantes para a compreensão da Teoria do Ensino Desenvolvimental, bem como as suas condições para colaborar com uma reflexão dos professores a cerca do desenvolvimento (do pensamento) dos alunos. Concluiu-se que estabelecer uma base teórica para orientar um sistema educativo, não é uma prática aleatória, pois requer um engajamento constante dos sujeitos envolvidos no encaminhamento e desenvolvimento das propostas educacionais. Esta disposição coletiva deverá implicar nos critérios de controle das ações educativas públicas e envolve, entre outros fatores, a ênfase na formação dos professores e um eficiente e propositivo sistema de avaliação das escolas. É preciso um desenvolvimento educacional que favoreça a qualidade do ensino com ética e com uma didática compatível com as necessidades sociais e intelectuais pretendidas para os alunos, quer seja na perspectiva da Teoria Histórico Cultural (ensino desenvolvimental), ou não.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Miranda, M. J. (2010). <b>A teoria do ensino desenvolvimental e o contexto da educação contemporânea</b>. Revista Didática Sistêmica, 11, 2–18. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1634
Número
Sección
Artigos de Fluxo Contínuo




