<b>Identidades: relato de uma experiência em arte-educação ambiental.</b>

Autores

  • Claudia Mariza Mattos Brandão
  • Daniel Teixeira Correa

Palavras-chave:

Arte. Educação. Cidadania

Resumo

Numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Norte, a proposta buscou acima de tudo incentivar a discussão sobre as questões identitárias e as relações de alteridade na contemporaneidade, entre os acadêmicos do curso de Artes Visuais – Licenciatura, FURG, os alunos da rede municipal de ensino do vizinho município e a comunidade em geral. Mais que tudo, se buscou vincular significativamente a produção artística acadêmica com a discussão acerca da necessidade de preservação do patrimônio histórico da cidade de São José do Norte, como marco da identidade coletiva e individual de seus cidadãos, fortalecendo o desenvolvimento do sentido de pertencimento e valorização do espaço urbano. Viabilizando o desenvolvimento de ações vinculadas ao fazer artístico e à reflexão crítica, o grupo desenvolveu atividades interdisciplinares, que possibilitaram o cultivo da auto-estima, da cooperação e da responsabilidade sócio-ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Mariza Mattos Brandão

Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. É Professora Assistente do Departamento de Artes e Comunicação, do Instituto de Artes e Design da UFPel, líder do PhotoGraphein-Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq).

Mais informações: Currículo Lattes

Daniel Teixeira Correa

Acadêmico do Curso de Artes Visuais, Bolsista voluntário; classificado em 1° lugar na III Mostra de Produção Universitária – Extensão, área de Ciências Humanas, FURG, nov/04.

Downloads

Publicado

23-03-2010

Como Citar

Brandão, C. M. M., & Correa, D. T. (2010). <b>Identidades: relato de uma experiência em arte-educação ambiental.</b>. Revista Didática Sistêmica, 1, 16–28. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1178

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo