O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO: OS MOVIMENTOS DE AÇÃO-REFLEXÃO NA OBRA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11633Palabras clave:
Libertação. Ação-reflexão. Pensamento freiriano.Resumen
Fundamentado no pensamento educacional de Paulo Freire o artigo possui como objetivo problematizar a constituição de relações humanizadoras. A partir de um estudo descritivo crítico, embasado em uma pesquisa documental, tem-se por intencionalidade elencar pressupostos que venham a compreender, diante da concepção do autor, a ideia da constituição de um sujeito crítico o qual, engajado em sua cultura, atua em favor da transformação social, por meio do processo de ação-reflexão. Com o foco voltado para a educação sistematizam-se as ideias de como se torna possível compreender as relações educativas, envolvendo educador e educandos, como ato de aprender pela realidade. Na sequência, compreende-se a relação entre os movimentos de ação-reflexão e a categoria conscientização, como processos promotores de ações transformadoras da realidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-02-05
Cómo citar
Freitas, A. L. C. de, & Freitas, L. A. de A. (2021). O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO: OS MOVIMENTOS DE AÇÃO-REFLEXÃO NA OBRA DE PAULO FREIRE. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 18–29. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11633
Número
Sección
Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade




