EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andresa Silveira Soares Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Emilio de Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13598

Resumo

O texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo Educação Físicas na educação básica a partir do olhar apoiado no pensamento complexo de Edgar Morin. É um texto no formato de ensaio que trata das particularidades da Educação Física no Colégio de Aplicação da UFSC. Ao mesmo tempo construímos uma reflexão sobre o contexto pandêmico e as relações que o distanciamento social aflorou no olhar sobre o objeto da disciplina. Observamos a escola como um sistema de relações, negligenciada por um modelo disciplinar que fragmenta o conhecimento. Mas propomos uma reforma do pensamento para compreender o conhecimento como elemento central que aproxima os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andresa Silveira Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Instituto Federal de Santa Catarina. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar (GEPPICE).

Francisco Emilio de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

 Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (DEF/UFSC). Membro/coordenador do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física – NEPEF/UFSC e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar - GEPPICE.   

Downloads

Publicado

12-05-2022

Como Citar

Santos da Conceição, V. J., Silveira Soares, A. ., & Medeiros, F. E. de . (2022). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO. Revista Didática Sistêmica, 23(2), 111–123. https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13598