<b>A teoria do ensino desenvolvimental e o contexto da educação contemporânea</b>

Autores

  • Made Júnior Miranda

Palavras-chave:

Educação. Contemporaneidade. Ensino desenvolvimental.

Resumo

Este artigo procurou discutir aspectos relevantes da educação contemporânea e as contribuições da teoria apresentada pelo psicólogo russo Vasili V. Davídov. Assim, objetivou abordar elementos importantes para a compreensão da Teoria do Ensino Desenvolvimental, bem como as suas condições para colaborar com uma reflexão dos professores a cerca do desenvolvimento (do pensamento) dos alunos. Concluiu-se que estabelecer uma base teórica para orientar um sistema educativo, não é uma prática aleatória, pois requer um engajamento constante dos sujeitos envolvidos no encaminhamento e desenvolvimento das propostas educacionais. Esta disposição coletiva deverá implicar nos critérios de controle das ações educativas públicas e envolve, entre outros fatores, a ênfase na formação dos professores e um eficiente e propositivo sistema de avaliação das escolas. É preciso um desenvolvimento educacional que favoreça a qualidade do ensino com ética e com uma didática compatível com as necessidades sociais e intelectuais pretendidas para os alunos, quer seja na perspectiva da Teoria Histórico Cultural (ensino desenvolvimental), ou não.

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Biografia do Autor

Made Júnior Miranda

Prof. de Educação Física da PUC-GO e Doutorando em Educação pela mesma Universidade

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Como Citar

Miranda, M. J. (2010). <b>A teoria do ensino desenvolvimental e o contexto da educação contemporânea</b>. Revista Didática Sistêmica, 11, 2–18. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1634

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo