<b>Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos</b>

Autores/as

  • Adriano José de Oliveira Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás.
  • Wilson Botter Junior Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Instituto de Química Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Clube de ciências. Atividades lúdicas. Ensino de química.

Resumen

Este trabalho apresenta a constituição e ações de um clube de ciências com o objetivo de discutir conceitos químicos por meio de atividades lúdicas. A abordagem utilizada é a qualitativa do tipo estudo de casos. O clube de ciências foi constituído por 15 alunos de três séries diferentes do ensino médio de uma escola pública na cidade de Goiânia – Goiás. Foram desenvolvidas 4 atividades durante o ano letivo que incluíam a utilização de jogos e a execução de uma atividade lúdico do tipo jogo teatral, além de leituras e interpretações de textos científicos. Os resultados mostraram que os clubes de ciência podem se tornar uma estratégia de avaliação do conhecimento químico e também um espaço não formal de debate e discussão científica. O clube socializa os alunos e ainda promove melhorias na sala de aula formal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano José de Oliveira, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás.

Professor de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás.

Wilson Botter Junior, Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Instituto de Química Universidade Federal de Goiás

É Professor Associado e Coordenador do Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas do Instituto de Química da UFG.

Publicado

2013-02-04

Cómo citar

Oliveira, A. J. de, Botter Junior, W., & Soares, M. H. F. B. (2013). <b>Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o ensino de conceitos químicos</b>. Revista Didática Sistêmica, 14(2), 46–61. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2937

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.