<b>O ensino de ciências no contexto das transformações contemporâneas<b>

Autores

  • Eveline Borges Vilela-Ribeiro
  • Lorenna Silva Oliveira Costa
  • Matheus de Souza Lima-Ribeiro
  • Anna Maria Canavarro Benite

Palavras-chave:

Reformas educacionais. Didática. Ensino de ciências.

Resumo

A educação, assim como o ensino de ciências, é produto de inter-relações complexas entre a sociedade, economia e política, de modo que o contexto pelo qual o país passa influencia decisivamente nos caminhos das políticas educacionais. A partir do lançamento do satélite Sputinik, em 1957, pela União Soviética, iniciou-se uma nova metodologia de se ensinar ciências, com ênfase na futura formação de cientistas. As características do ensino de ciências foram oscilando em cada época, até chegarmos ao século XXI com a intenção de formar cidadãos alfabetizados do ponto de vista cientifico, conhecedor das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Assim, percebemos que o ensino de ciências evoluiu muito, havendo hoje tentativa de desenvolver uma cidadania responsável que possa lidar com ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Borges Vilela-Ribeiro

Possui graduação em Química pela UFG (2007). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da UFG. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Lorenna Silva Oliveira Costa

Possui graduação em Química pela UFG (2007) e é mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela mesma universidade. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Matheus de Souza Lima-Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (2002) e mestrado em Ecologia & Evolução (2006) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Goiás e doutorando em Ecologia & Evolução/UFG. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Anna Maria Canavarro Benite

Possui Doutorado em Ciências pela UFRJ (2005), Mestrado em Ciências (Química Inorgânica) pela UFRJ (2001), Licenciatura em Química e Graduação em Química Habilitação Tecnológica pela UFRJ (1998). Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-04-05

Como Citar

Vilela-Ribeiro, E. B., Costa, L. S. O., Lima-Ribeiro, M. de S., & Benite, A. M. C. (2010). &lt;b&gt;O ensino de ciências no contexto das transformações contemporâneas&lt;b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 8, 153–161. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1300

Edição

Seção

Artigos