<b>Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS</b>

Authors

  • Ângela Neufeld
  • Martha Silva Conceição
  • Veridiana Pereira de Carvalho
  • Vilmar Alves Pereira

Keywords:

Formação. Educador. Ensino. Ciências. São Gabriel - RS.

Abstract

Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel. Trata-se do acompanhamento e registros das experiências no processo de Estágios Supervisionado II na rede municipal de educação em São Gabriel e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o ensino de ciências visando resgatar a trajetória do ensino de ciências no Brasil e suas principais abordagens metodológicas; a segunda, a partir dos relatórios e das reflexões sobre a docência no estágio, elegeu-se categorias que permitiram identificar o processo de ensino e de aprendizagem. As categorias investigadas são: angústias, expectativas, dificuldades, diálogos – educando e educadora de ciências, metodologia – práticas educativas, desafios cotidianos, aprendizagens e oportunidades. A abordagem metodológica é qualitativa e permitiu a compreensão sobre os desafios do Ensino de Ciências na atualidade bem como a convicção de sua adoção nas práticas educativas de estágios como possibilidade de uma leitura crítica do contexto do Ensino de Ciências em São Gabriel – RS.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Neufeld, Ângela, Conceição, M. S., Carvalho, V. P. de, & Pereira, V. A. (2010). <b>Os desafios em ser educador no ensino de ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado ii das acadêmicas de ciências biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel – RS</b>. Revista Didática Sistêmica, 11, 104–129. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1650

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo