<b>Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG</b>

Autores

  • Rita de Cássia Gnutzmann Veiga
  • Arion de Castro Kurtz dos Santos

Palavras-chave:

Sistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional.

Resumo

Este artigo trata-se de um relato da experiência de estágio de docência como bolsista da CAPES dentro da disciplina de Princípios de Sistemas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, nível Mestrado. Como o conceito de sistemicidade é uma das premissas da Educação Ambiental, a disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a compreenderem sistemas através do estudo de sua estrutura e comportamento dinâmico com a utilização de programas computacionais e métodos de modelagem. A experiência leva a crer que o método de modelagem se mostra um caminho eficaz na direção da compreensão de sistemicidade por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Gnutzmann Veiga

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (URCAMP - 1996), especialista em Marketing para Gestão Empresarial (UFSC - 2001), mestre e doutoranda em Educação Ambiental (FURG - 2006). Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Projetos da Edificação, Educação Ambiental, Modelagem Computacional e Dinâmica de Sistemas.

Mais informações: Currículo Lattes

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência no ensino de Física Geral (graduação) e Princípios de Sistemas (pós-graduação), na pesquisa em Educação Ambiental com ênfase nas modelagens qualitativa, semiquantitativa e quantitativa, e também na Informática Educativa tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

23-03-2010

Como Citar

Veiga, R. de C. G., & dos Santos, A. de C. K. (2010). <b>Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG</b>. Revista Didática Sistêmica, 1, 52–69. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo