O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: contribuições e desafios

Autores

  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Bruna Pires dos Santos Menezes Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil
  • Giovana dos Santos Rodrigues Prefeitura Municipal do Rio Grande. Rio Grande/RS, Brasil
  • Sheila Pedroso Conceição Prefeitura Municipal do Rio Grande. Rio Grande/RS, Brasil
  • Paula Pires da Silva Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil

Palavras-chave:

Alfabetização. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Formação de professores.

Resumo

Este trabalho tem como propósito problematizar as contribuições e os desafios do processo de implementação da proposta pedagógica presente na Política de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A investigação deu-se por meio da pesquisa qualitativa, através de entrevistas, realizadas com três professoras do ciclo de alfabetização que lecionam numa escola pública de Ensino Básico, situada no município do Rio Grande – RS, todas participantes do PNAIC. Ao analisar os resultados apresentados na pesquisa podemos ressaltar que o pacto contribuiu na medida em que oportunizou a cada professor o pensar sobre sua prática e ao mesmo tempo compartilhar saberes experienciais com seus pares nos encontros de formação. Contudo também nos debruçamos nos desafios sinalizados no que se refere a uma formação planejada de forma vertical sem pensar nas especificidades de cada instituição escolar desrespeitando a pluralidade cultural, a heterogeneidade dos estudantes e os saberes produzidos pelos professores.

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Biografia do Autor

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Doutora em Educação Ambiental, Mestre em Educação, Bacharel em Ciências Sociais e Pedagoga. Professora Adjunta do Instituto de Educação da FURG.

Bruna Pires dos Santos Menezes, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil

Mestranda em Educação pela FURG. Pedagoga.

Giovana dos Santos Rodrigues, Prefeitura Municipal do Rio Grande. Rio Grande/RS, Brasil

Licenciada em Letras.

Sheila Pedroso Conceição, Prefeitura Municipal do Rio Grande. Rio Grande/RS, Brasil

Mestranda em Educação pela FURG. Pedagoga.

Paula Pires da Silva, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil

Mestranda em Educação pela FURG. Pedagoga.

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Publicado

27-12-2016

Como Citar

Gonçalves, S. da R. V., Menezes, B. P. dos S., Rodrigues, G. dos S., Conceição, S. P., & Silva, P. P. da. (2016). O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: contribuições e desafios. Revista Didática Sistêmica, 17(2), 95–106. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6190

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo