O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: contribuições e desafios

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Bruna Pires dos Santos Menezes, Giovana dos Santos Rodrigues, Sheila Pedroso Conceição, Paula Pires da Silva

Resumo


Este trabalho tem como propósito problematizar as contribuições e os desafios do processo de implementação da proposta pedagógica presente na Política de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A investigação deu-se por meio da pesquisa qualitativa, através de entrevistas, realizadas com três professoras do ciclo de alfabetização que lecionam numa escola pública de Ensino Básico, situada no município do Rio Grande – RS, todas participantes do PNAIC. Ao analisar os resultados apresentados na pesquisa podemos ressaltar que o pacto contribuiu na medida em que oportunizou a cada professor o pensar sobre sua prática e ao mesmo tempo compartilhar saberes experienciais com seus pares nos encontros de formação. Contudo também nos debruçamos nos desafios sinalizados no que se refere a uma formação planejada de forma vertical sem pensar nas especificidades de cada instituição escolar desrespeitando a pluralidade cultural, a heterogeneidade dos estudantes e os saberes produzidos pelos professores.

Palavras-chave


Alfabetização. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Formação de professores.

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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