O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: contribuições e desafios
Palavras-chave:
Alfabetização. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Formação de professores.Resumo
Este trabalho tem como propósito problematizar as contribuições e os desafios do processo de implementação da proposta pedagógica presente na Política de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A investigação deu-se por meio da pesquisa qualitativa, através de entrevistas, realizadas com três professoras do ciclo de alfabetização que lecionam numa escola pública de Ensino Básico, situada no município do Rio Grande – RS, todas participantes do PNAIC. Ao analisar os resultados apresentados na pesquisa podemos ressaltar que o pacto contribuiu na medida em que oportunizou a cada professor o pensar sobre sua prática e ao mesmo tempo compartilhar saberes experienciais com seus pares nos encontros de formação. Contudo também nos debruçamos nos desafios sinalizados no que se refere a uma formação planejada de forma vertical sem pensar nas especificidades de cada instituição escolar desrespeitando a pluralidade cultural, a heterogeneidade dos estudantes e os saberes produzidos pelos professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-12-2016
Como Citar
Gonçalves, S. da R. V., Menezes, B. P. dos S., Rodrigues, G. dos S., Conceição, S. P., & Silva, P. P. da. (2016). O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: contribuições e desafios. Revista Didática Sistêmica, 17(2), 95–106. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6190
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo