Os corpos gordos em uma sociedade de consumidores: movimento e segmento nos blogs plus size

Autores

  • Carla Rosanne Mattos Gautério Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Méri Rosane Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Palavras-chave:

Plus size, Blogs, Movimento, Segmento

Resumo

O problema desse trabalho é: como se dá o processo de nomeação de alguns blogs plus size, que ora se autodenominam como movimento e em outros momentos como segmento? Com isso, é objetivo desse texto é descrever e analisar o uso das palavras movimento e segmento pelos blogs plus size. Para tanto, foi utilizado algumas ferramentas a partir das concepções de discurso de Foucault, focando-se nas enunciações, ou seja, no que é dito nas postagens dos blogs plus size. Constatei que a expressão movimento está sendo usada como uma maneira de se aproximar dos movimentos sociais e a palavra segmento se associa aos chamados nichos de mercado. Porém, ambas funcionam articuladas, pois as blogueiras reivindicam sua inclusão na sociedade através de seu reconhecimento como um nicho mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Rosanne Mattos Gautério, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Profª de Educação Física e mestranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Méri Rosane Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Profª Drª. da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Educação, Licenciatura em Educação Física, docente do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde

Downloads

Publicado

19-07-2016

Como Citar

Gautério, C. R. M., & Silva, M. R. S. da. (2016). Os corpos gordos em uma sociedade de consumidores: movimento e segmento nos blogs plus size. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 91–106. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5904

Edição

Seção

Artigo - GTT Escola