<b>O que é dito e esperado da Educação Física na Saúde Pública? – Um estudo a partir da Revista RADIS<b/>

Autores

  • Fernanda Ramires da Silva Universidade Federal de Pelotas, UFPel
  • Méri Rosane Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande, FURG

Palavras-chave:

Saúde Pública. Educação Física. Radis.

Resumo

O presente estudo traz a análise de enunciações produzidas por uma Revista de Saúde Pública,Revista Radis, onde busco verificar de que maneira essas publicações compreendem e anunciam como ação da Educação Física. Para realização desta pesquisa, utilizo como ferramenta metodológica a análise de enunciações, a partir da perspectiva foucaultiana. Tendo analisado 12 números, no período de um ano, depareime com dois enunciados que considerei como cerne do estudo: o sedentarismo e inserção do “educador físico” nas políticas públicas de saúde. Tais enunciados foram denotados como foco do estudo, uma vez que as enunciações referem-se ao “educador físico” como protagonista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ramires da Silva, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Possui graduação no curso de Educação Física Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é graduanda do curso de Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Méri Rosane Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande, FURG

Possui graduação em Educação Física pela UFPel, mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grade do Sul (UFRGS). Atualmente é professora titular da FURG, e professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental (FURG) e Educação em Ciência: química da vida e saúde (UFRGS). Bem como do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Downloads

Publicado

2012-09-17

Como Citar

Silva, F. R. da, & Silva, M. R. S. da. (2012). &lt;b&gt;O que é dito e esperado da Educação Física na Saúde Pública? – Um estudo a partir da Revista RADIS&lt;b/&gt;. Revista Didática Sistêmica, 95–110. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2748

Edição

Seção

Artigos