CORPO E SAÚDE COMO UNIDADE DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), polo UFMT, tendo como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica relacionada ao corpo e saúde como unidade didática da Educação Física escolar no Ensino Médio. A pesquisa é qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa intervenção pedagógica, dividida em duas etapas: 1) método da intervenção; 2) método de avaliação da intervenção. Devido às limitações textuais do artigo, apresentaremos apenas os resultados da 1ª etapa. A pesquisa foi realizada numa escola estadual de Colíder-MT, participando 23 estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio no ano letivo de 2024. A Unidade Didática aplicada contou com 16 aulas, sendo dividida em 3 eixos temáticos: 1) “Qualidade de Vida”; 2) “Desvendando o Corpo Humano”; 3) “Corpolatria”.

Downloads

Biografia do Autor

Hemerson Lowe dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Professor Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade SÃO BRAZ (2015), Graduado em Educação Física pela Faculdade FASIPE (2014), Bacharel em Educação Física para Licenciados em Educação Física pela Faculdade UNIASSELVI (2020). Atualmente, sou mestrando do programa de Mestrado Profissional em Educação Física - PROEF UFMT/ CUIABÁ, e exerço a função de Funcionário Público (efetivo) do Estado de Mato Grosso na Secretaria de Estado de Educação como Professor de Educação Física, atuando também de forma paralela, como Professor Tutor Externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci desde 2018.

Larissa Beraldo Kawashima, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

 Doutorado em Educação (PPGE),  Mestrado em Educação (PPGE) e Licenciatura plena em Educação Física.

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Lowe dos Santos, H., & Beraldo Kawashima, L. (2025). CORPO E SAÚDE COMO UNIDADE DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 137–156. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/17201

Edição

Seção

Dossiê temático: Mestrado Profissional e a Pesquisa em Docência em Educação Física