CORPO E SAÚDE COMO UNIDADE DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), polo UFMT, tendo como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica relacionada ao corpo e saúde como unidade didática da Educação Física escolar no Ensino Médio. A pesquisa é qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa intervenção pedagógica, dividida em duas etapas: 1) método da intervenção; 2) método de avaliação da intervenção. Devido às limitações textuais do artigo, apresentaremos apenas os resultados da 1ª etapa. A pesquisa foi realizada numa escola estadual de Colíder-MT, participando 23 estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio no ano letivo de 2024. A Unidade Didática aplicada contou com 16 aulas, sendo dividida em 3 eixos temáticos: 1) “Qualidade de Vida”; 2) “Desvendando o Corpo Humano”; 3) “Corpolatria”.