Cenas urbanas: modos pelos quais skatistas e escola vêm relacionando-se na contemporaneidade

Juliana Cotting Teixeira, Méri Rosane Santos da Silva

Resumo


Como vem funcionando parte das relações entre os skatistas e a escola na cidade de Rio Grande? Que papéis a instituição escolar vem exercendo? Como os skatistas conduzem-se nessas relações? O encontro com tais problemas, gerados a partir de um modo cartográfico de compor a realidade e de investigar no campo da educação, constituíram esse recorte de pesquisa. Suas principais considerações são de que as ações de articulação entre skatistas e instituição escolar funcionam, entre outras coisas, como relações de poder estratégicas. A aproximação com a escola se dá, perante as práticas dos skatistas, como uma estratégia de legitimação de suas condutas, de modo a exercer práticas agonísticas de liberdade. De outro modo, a escola atua como mecanismo de normalização biopolítica, produzindo efeitos produtivos de educação e controle dos skatistas para além de seus muros.

Palavras-chave


Skate; Escola; Poder

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br