Análise da percepção das pedagogas que trabalham com o movimento na educação infantil

Autores

  • Ronê Paiano Mackenzie
  • Tatiane Duarte Silva Aguardando dados.
  • Greyce Kelly Oliveira Mackenzie

Palavras-chave:

Movimento, Educação Física, Pedagogia

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a percepção das pedagogas na aplicação de atividades para estimular o movimento na Educação Infantil. Foram entrevistados 3 sujeitos, que cursaram o mesmo curso de pedagogia e que atuam na área há pelo menos 2 anos. Todos os sujeitos da pesquisa acreditam na importância de se estimular o movimento e atribuem esta valorização especialmente pelas disciplinas cursadas na graduação. Dentre os sujeitos que se sentem capazes para aplicar as atividades atribuem a esta percepção não apenas pelas vivências na graduação mas principalmente pela experiência profissional no estímulo ao movimento, pela participação em cursos, congressos, estudos adicionais, leituras e o contato com profissionais mais experientes e especializados como o de Educação Física. Em relação à atuação, todos sujeitos planejam as atividades e consideram fundamental brincar junto com elas ao invés ficarem apenas observando. Independente de quem irá ministrar essas aulas é importante que as crianças as tenham e que elas ocorram com a qualidade que elas merecem e necessitam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronê Paiano, Mackenzie

Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie ministrando aulas nos Cursos de Educação Física e Pedagogia.

Tatiane Duarte Silva, Aguardando dados.

Graduada em Educação Física.

Greyce Kelly Oliveira, Mackenzie

Doutorado em Educação (Área de concentração: Psicologia da Educação) - PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Padre Anchieta.

Downloads

Publicado

08-06-2015

Como Citar

Paiano, R., Silva, T. D., & Oliveira, G. K. (2015). Análise da percepção das pedagogas que trabalham com o movimento na educação infantil. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 58–74. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5117

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo