O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate

Autores

  • Silvio Profirio da Silva Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO; Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR.

Palavras-chave:

Teatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na Oficina - O Teatro de Bonecos na Creche: o Sitio do Picapau Amarelo e a Educação Ambiental. Decorrente disso, refletimos acerca da utilização do teatro de bonecos, na Educação Infantil, com o propósito de contribuir para a construção do repertório de conhecimentos e da identidade da criança. O principal objetivo desta oficina era trabalhar a temática da Educação Ambiental, no contexto da Educação Infantil. Para isso, recorremos à Pesquisa Bibliográfica sobre a utilização de múltiplas linguagens no campo educacional. Recorremos, ainda, à aplicação de uma Oficina Temática a partir do Teatro de Bonecos. Os resultados dos estudos realizados apontam que os elementos trazidos pelo teatro de bonecos podem ser interiorizados pelas crianças, constituindo como novas aprendizagens e saberes. Essa interiorização de elementos acarreta alterações/ modificações no repertório de conhecimentos da criança. O que, conseguintemente, age na construção da sua identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Profirio da Silva, Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO; Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR.

Concluinte do Curso de Letras Português e Literatura da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO; Auxiliar de Desenvolvimento Infantil na Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

da Silva, S. P. (2015). O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate. Revista Didática Sistêmica, 16(2), 44–58. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4592

Edição

Seção

Artigos