O teatro de bonecos na educação infantil: a construção do conhecimento da criança em debate

Silvio Profirio da Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na Oficina - O Teatro de Bonecos na Creche: o Sitio do Picapau Amarelo e a Educação Ambiental. Decorrente disso, refletimos acerca da utilização do teatro de bonecos, na Educação Infantil, com o propósito de contribuir para a construção do repertório de conhecimentos e da identidade da criança. O principal objetivo desta oficina era trabalhar a temática da Educação Ambiental, no contexto da Educação Infantil. Para isso, recorremos à Pesquisa Bibliográfica sobre a utilização de múltiplas linguagens no campo educacional. Recorremos, ainda, à aplicação de uma Oficina Temática a partir do Teatro de Bonecos. Os resultados dos estudos realizados apontam que os elementos trazidos pelo teatro de bonecos podem ser interiorizados pelas crianças, constituindo como novas aprendizagens e saberes. Essa interiorização de elementos acarreta alterações/ modificações no repertório de conhecimentos da criança. O que, conseguintemente, age na construção da sua identidade.

Palavras-chave


Teatro de bonecos. Educação infantil. Construção do conhecimento da criança.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br