CONSTRUIR CURRÍCULOS

EXPERIÊNCIAS DE COMPOSIÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17508

Resumo

O artigo apresenta os sentidos que emergem na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico das escolas, por docentes que atuam na educação infantil e participantes de um curso de extensão universitária. O campo problemático se constituiu ao destacar o incômodo vivido pelas docentes na construção do documento institucional, por muitas vezes não sentirem-se representadas e valorizadas nessa escrita. A metodologia adotada foi a pesquisa-intervenção pautada na pesquisa com os cotidianos e narrativas como procedimento para problematizar os diálogos entre os participantes. Realiza conexões com a noção de currículos em redes de conhecimentos e de avaliação como prática cartográfica de registros cotidianos. Apresenta a organização da quarta edição do curso Construir currículos com a educação básica, com 40h, 60 participantes, formato híbrido (remoto e presencial), realizado em 2022, em um Centro Municipal de Educação Infantil em Cariacica/ES. Como resultados, destaca a valorização: das interações colaborativas insterinstitucionais no pertencimento com o projeto e com a escrita, dos saberes profissionais, das aprendizagens das crianças, do conhecimento da história da instituição, da elaboração de versão atualizada do PPP da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kezia Rodrigues Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora Doutora em Educação. Pós-Doutorado em Educação.

Verônica Belf Roncetti Paulino, Prefeitura Municipal de Afonso Claúdio

Professora Doutora em Educação.

Camila de Oliveira Fonseca Ribeiro, Prefeitura Municipal de Cariacica

Professora Mestra em Educação.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Rodrigues Nunes, K., Belf Roncetti Paulino, V., & de Oliveira Fonseca Ribeiro, C. (2024). CONSTRUIR CURRÍCULOS: EXPERIÊNCIAS DE COMPOSIÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 340–356. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17508

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo