CONSTRUIR CURRÍCULOS
EXPERIÊNCIAS DE COMPOSIÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.17508Resumo
O artigo apresenta os sentidos que emergem na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico das escolas, por docentes que atuam na educação infantil e participantes de um curso de extensão universitária. O campo problemático se constituiu ao destacar o incômodo vivido pelas docentes na construção do documento institucional, por muitas vezes não sentirem-se representadas e valorizadas nessa escrita. A metodologia adotada foi a pesquisa-intervenção pautada na pesquisa com os cotidianos e narrativas como procedimento para problematizar os diálogos entre os participantes. Realiza conexões com a noção de currículos em redes de conhecimentos e de avaliação como prática cartográfica de registros cotidianos. Apresenta a organização da quarta edição do curso Construir currículos com a educação básica, com 40h, 60 participantes, formato híbrido (remoto e presencial), realizado em 2022, em um Centro Municipal de Educação Infantil em Cariacica/ES. Como resultados, destaca a valorização: das interações colaborativas insterinstitucionais no pertencimento com o projeto e com a escrita, dos saberes profissionais, das aprendizagens das crianças, do conhecimento da história da instituição, da elaboração de versão atualizada do PPP da instituição.