<b>A história de dois educadores socialistas: alguns apontamentos sobre as experiências de Makarenko e Pistrak<b/>

Autores

  • Hardalla Santos do Valle

Palavras-chave:

Pedagogia social do trabalho. Makarenko. Pistrak.

Resumo

O presente artigo procura investigar alguns aspectos similares da pedagogia social, voltada para a Educação do Trabalho, de Makarenko e Pistrak. O primeiro atuando na Colônia Gorki, em Poltava e Khárkov (Ucrânia) e o segundo na Escola Lepechinski, em Moscou (Rússia). Nesse sentido, apresentamos as seguintes inquietudes como norteadoras desse trabalho: Como funcionava a educação para o trabalho de cada um desses educadores? Que fatores instigaram essas posturas pedagógicas? Que reflexões nos possibilitam tais experiências? O meio escolhido de nos aproximarmos dessas respostas foram a metodologia da pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hardalla Santos do Valle

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bolsista-CAPES. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Graduada em História Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

26-09-2012

Como Citar

Valle, H. S. do. (2012). <b>A história de dois educadores socialistas: alguns apontamentos sobre as experiências de Makarenko e Pistrak<b/>. Revista Didática Sistêmica, 14(1), 15–28. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2518

Edição

Seção

Artigos