MEDITAÇÃO NA ESCOLA: PERCEPÇÕES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15841Resumo
O presente estudo objetivou analisar as publicações científicas acerca da meditação na escola. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica que abarcou a contextualização da história da meditação desde as tradições filosófico-religiosas orientais até as versões ocidentais, bem como a disseminação das práticas meditativas no campo escolar. Constatou-se que essas práticas podem contribuir para a construção de significados que ultrapassem os conhecimentos práticos do cotidiano, objetivando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, afetiva e psicológica. O Mindfulness é considerado também uma prática meditativa, se tratando de um estado de consciência que se cria quando a pessoa presta atenção e está totalmente focada no momento presente, tendo como reflexos a redução do estresse, prevenir depressão, uma vez que parte da educação dos sentidos e da utilização da atenção plena no cotidiano na busca por enxergar a vida sob um novo ponto de vista para desfrutar de tudo que ela pode oferecer. Na escola, estudos indicam ter desenvolvido uma prática, cujo nome denomina-se meditação laica educacional com crianças e adolescentes e embora não especifique se tratar do Mindfulness, se refere ao foco na atenção e enfatiza o desvínculo com a esfera religiosa, tendo como resultados: o relaxamento, a melhora na concentração, a promoção do autoconhecimento, a repercussão da nova disciplina e a partilha dessas experiências junto aos pais e a possibilidade de abrangência social. Concluiu-se que a meditação é um caminho
viável de aplicabilidade no campo escolar com vistas a uma formação humana e holística.