<b>Universidade do século xxi: prática/pesquisa e ensino</b>

Autores

  • MarthaL Abrahão Saad Lucchesi
  • Eliana Branco Malanga

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1826

Palavras-chave:

Educação, Universidade, Paradigmas, Interdisciplinaridade/ transdisciplinaridade, Complexidade

Resumo

A complexidade dos problemas do mundo moderno não pode ser estudada e entendida dentro dos limitados parâmetros da rígida divisão das disciplinas. Surgem a inter/transdisciplinaridade e o pensamento complexo para dar conta do estudo dos fenômenos complexos da realidade. Esta pesquisa foi realizada em uma faculdade autônoma voltada para o ensino de Artes. Esta pesquisa utilizou a técnica da observação direta participante para os dados que se referem à instituição pesquisada. As autoras concluem que a universidade do século XXI, para a prática/pesquisa e ensino, terá que elaborar a questão da complexidade, e isto só pode ser realizado através da inter e transdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MarthaL Abrahão Saad Lucchesi

Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo, Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Letras (PUC-Campinas), Pedagogia, e, também, advogada. Ex Professora do Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos e da PUCSP. Atualmente, é pesquisadora no Núcleo de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo.

Eliana Branco Malanga

É Doutora em Semiologia pela Universidade de São Paulo,e também em Comunicação pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.Atualmente,é professora da UNIFESP e Coordenadora de Pós Graduação da FPA.

Downloads

Publicado

2011-04-11

Como Citar

Lucchesi, M. A. S., & Malanga, E. B. (2011). &lt;b&gt;Universidade do século xxi: prática/pesquisa e ensino&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 12, 110–127. https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1826

Edição

Seção

Artigos