<b>Heresias Pedagógicas: breves notas sobre o “poema” de Makarenko a partir da educação ecomunitarista</b>

Autores

  • Sírio Lopez Velasco

Palavras-chave:

Pedagogia soviética. Educação socialista. Ecomunitarismo.

Resumo

Neste trabalho nos propomos resgatar do esquecimento as posturas fundamentais do célebre pedagogo soviético Antón Semiónovitch Makarenko (1888-1939) assim como elas se manifestam no seu “Poema Pedagógico”. Compartilhando da sua idéia de conceber a educação no contexto da luta para superarmos o capitalismo, e salientando os méritos da sua práxis, pretendo apontar, no entanto, a partir da minha proposta ecomunitarista (e lendo nosso autor inclusive nas entrelinhas), as insuficiências e erros da teoria e da experiência de Makarenko.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sírio Lopez Velasco

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande onde atua no Doutorado e Mestrado em Educação Ambiental. Pós-Doutorado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas Instituto de Filosofía, CSIC, Espanha.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

23-03-2010

Como Citar

Velasco, S. L. (2010). <b>Heresias Pedagógicas: breves notas sobre o “poema” de Makarenko a partir da educação ecomunitarista</b>. Revista Didática Sistêmica, 1, 70–89. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1185

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo