O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO: OS MOVIMENTOS DE AÇÃO-REFLEXÃO NA OBRA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11633Palavras-chave:
Libertação. Ação-reflexão. Pensamento freiriano.Resumo
Fundamentado no pensamento educacional de Paulo Freire o artigo possui como objetivo problematizar a constituição de relações humanizadoras. A partir de um estudo descritivo crítico, embasado em uma pesquisa documental, tem-se por intencionalidade elencar pressupostos que venham a compreender, diante da concepção do autor, a ideia da constituição de um sujeito crítico o qual, engajado em sua cultura, atua em favor da transformação social, por meio do processo de ação-reflexão. Com o foco voltado para a educação sistematizam-se as ideias de como se torna possível compreender as relações educativas, envolvendo educador e educandos, como ato de aprender pela realidade. Na sequência, compreende-se a relação entre os movimentos de ação-reflexão e a categoria conscientização, como processos promotores de ações transformadoras da realidade.Downloads
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Publicado
05-02-2021
Como Citar
Freitas, A. L. C. de, & Freitas, L. A. de A. (2021). O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO: OS MOVIMENTOS DE AÇÃO-REFLEXÃO NA OBRA DE PAULO FREIRE. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 18–29. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11633
Edição
Seção
Dossiê