A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.10970

Palavras-chave:

Ensino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências Biológicas

Resumo

O presente trabalho objetivou propor um enfoque mais amplo de monitoria enquanto ferramenta metodológica na área de Botânica para o cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Essa pesquisa constou em duas etapas: (1) projeto piloto e (2) ampliação do público alvo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para a turma piloto e dois questionários para as duas turmas posteriores. As atividades de monitoria se desenvolveram em quatro abordagens: revisão teórica; revisão das práticas de laboratório; monitoria online e monitoria de campo/herborização. Também foi proposto aos discentes a elaboraração de um herbário móvel individual. A partir dos resultados obtidos, ficou claro que uma nova perspectiva de monitoria é uma ferramenta útil, principalmente associada a uma atividade prática, para o ensino de Botânica. Outro aspecto relevante é que a monitoria contribuiu positivamente para a formação do monitor como futuro docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Liris Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando na área de sistemática de fanerógamas.

Larissa Nascimento Sátiro, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora adjunta da UFAL-ARAPIRACA

Downloads

Publicado

2021-02-05

Como Citar

Barbosa, M. L., & Sátiro, L. N. (2021). A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 173–186. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.10970