v. 34 n. 1 (2025): Dossiê "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: “NOVO” PARADIGMA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES?"

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Este dossiê pretende aprofundar o impacto de políticas de padronização curricular e da cultura da avaliação sobre a formação de professores, considerando os conceitos de “habilidades e competências”. Este tema vem se constituindo como objeto de estudo, logo, fonte de análise, por parte de um grupo de pesquisadores, nacionais e internacionais, em especial, diante da definição de novas políticas educacionais, tem influenciado a formação continuada de professores e a partir das competências e habilidades, assumem perspectivas meritocráticas tanto com os estudantes como com os professores. Atualmente, há muitas normatizações curriculares, dentre os quais podem ser citadas: diretrizes, parâmetros, orientações de documentos municipais e estaduais, entre outros, que enfatizam a necessidade dos professores para lidar com o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como incluí-los como eixo norteador do currículo escolar. Da mesma forma, estes conceitos vêm sendo colocados como princípios formativos na formação de professores e são interpretados por formulários de políticas como essenciais para gerir “ambientes de aprendizagem” e o desempenho profissional.
Assim sendo, este dossiê propõe como analise a formação proposta para um “professor do futuro”, considerando políticas públicas em movimento, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, observando os processos de apropriação, ressignificação e (re)interpretação gerados por professores envolvidos por esta política e outras igualmente significativas. Assim, este dossiê se inscreve na perspectiva de análises em respeito às concepções e perspectivas didático-pedagógicas presentes em políticas públicas educacionais, observando as representações docentes sobre estas propostas. Diferente de outros estudos, o dossiê privilegiará as análises sobre a criação de um paradigma formativo e seus possíveis impactos e desdobramentos sobre a docência e avaliação.

Publicado: 2025-03-25

Edição completa

Apresentação

Dossiê temático

  • CRÍTICA À NOÇÃO DE COMPETÊNCIA COMO DISCURSO HEGEMÔNICO NA POLÍTICA EDUCACIONAL E NA FORMAÇAO DE PROFESSORES NO BRASIL

    Adelson Ferreira da Silva, Suzana Dos Santos Gomes
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18288
  • A FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO BRASIL SOB A ÉGIDE DO DISCURSO HEGEMÔNICO DO ESTADO

    Elaine Constant Pereira de Souza, Vera Lucia Martiniak
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18344
  • ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS EM TORNO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM TENTATIVAS DE CONTROLE DA DOCÊNCIA NAS POLÍTICAS EM CURSO

    Cláudia Vasconcellos, Rosanne Dias
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18341
  • TRANSFIGURAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE O papel das tecnologias digitais à luz do Paradigma da Educação OnLIFE

    Aline Patrícia Sobral dos Santos, Danilo Pereira da Silva, Fabia Magali Santos Vieira
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18261
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS NA CONTRUÇÃO DA FLUÊNCIA TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICA

    Valdirene Hessler Bredow
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18270
  • COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: Distanciamentos e aproximações entre documentos nacionais e internacionais

    Luana Zimmer Sarzi, Daniela Karine Ramos
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18276
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE SOB NOVO PARADIGMA FORMATIVO NOS PROGRAMAS ESTADUAIS DE ALFABETIZAÇÃO

    Danyela Medeiros, Shirleide Pereira da Silva Cruz
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18268
  • FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA “TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL”, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GOVERNO DA “NOVA DIREITA” NO URUGUAI

    Felipe Stevenazzi, Victoria Díaz Reyes
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18269
  • OS PROBLEMAS EDUCACIONAIS ESTÃO NA AVALIAÇÃO A solução está em sua eliminação

    Yván Pozuelo Andrés
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18310
  • ENTREVISTA COM DIANE RAVITCH DA PRIVATIZAÇÃO PARA O MERCADO LIVRE: outros contornos para segregação social nas escolas públicas

    Elaine Constant Pereira de Souza, Vera Lucia Martiniak, Maria Elisa Almeida, Jefferson Willian Silva Da Conceição
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.18862

Artigos

  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA uma conquista no movimento negro

    Ivone Ferreira da Fonseca Machado, Maria Luiza Gomes Vasconcelos
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.17366
  • O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA DA POLÍTICA GLOBAL E A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS repercussões para educação especial

    Leila Costa dos Santos, Ana Cristina Santos Duarte
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.17389
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

    Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis, Fábia Magali Santos Vieira
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.17308
  • ESTADO DO CONHECIMENTO um mapeamento das produções científicas sobre a Educação Inclusiva na Educação Infantil da Amazônia Ocidental e Oriental no triênio 2020-2022

    Élita da Silva Cavalcante, Rita de Cássia Alves de Souza, Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.17407
  • A DEFECTOLOGIA DE LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI uma revisão integrativa de teses e dissertações

    Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen, Marlene Rodrigues, Josineide Macena da Silva
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.17109
  • MULTI PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA uma revisão sistemática de literatura sobre o ensino básico no Brasil

    Dayene Mendes Silva Gonçalves, Evangelina de Mello Bastos, Josiel Lopes Valadares
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.16620
  • NARRATIVAS DOS ESTUDANTES COTISTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA UFRGS um retrato sobre evasão e permanência e as práticas de in/exclusão

    Renata Lauermann, Roseli Belmonte Machado
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.16543

Resenha

  • SOBRE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE conversas com Riccardo Mazzeo

    Profª. Elaine Leporate, Profª. Lúcia Moreira
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i1.17427