PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9064

Palavras-chave:

Avaliação. Processo educativo. Educação Ambiental.

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre os processos avaliativos no contexto da educação ambiental (EA) com o objetivo compreender os diversos enfoques sobre a temática para fundamentar o aprimoramento de indicadores como instrumento avaliativo. O objeto de análise são artigos da revista internacional Éducation relative à l'environnement, publicados no volume 2 do ano 2000. Do ponto de vista metodológico, os textos foram traduzidos para a língua portuguesa e submetidos à revisão sistemática considerando: as inquietações e problematizações propostas pelos autores, as metodologias e estratégias apresentadas, com ênfase nos indicadores. Os resultados evidenciam uma diversidade de olhares sobre a avaliação e sua complexidade, a necessidade de indicadores, e uma discussão mais aprofundada sobre a temática da avaliação, como uma questão importante que precisa permear os debates sobre a EA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Reiguel Vieira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Paraná-UFPR), Licenciada em Geografia, especialista em Metodologia e prática do ensino da geografia regional e ambiental do Brasil, Tecnologias em Educação (UFPR), Educação Ambiental, mestra em Ciências Ambientais (UTFPR), professora da rede pública estadual do Paraná (SEED).

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Doutora em Ciências da Educação (Universidade de Santiago de Compostela). Profa. Adjunta da Universidade Federal do Paraná

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação (Universidade Federal do Paraná). Profa. Adjunta da Pontifícia Católica do Paraná – Escola de Educação e Humanidades.

Referências

ANADÓN, Marta; SAUVÉ, Lucie; CARRASCO, Maritza Torres; BOUTET, Alain. Quand évaluer c’est apprendre ensemble: une expérience d’évaluation dans l’action. Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 31-47, 2000.

BOISSOU, Françoise. L’évaluation en éducation relative à l’environnement:

une dynamique en marche. Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 169-72, 2000.

BRUXELLES, Yannick. Lire pour s’enrichir ... Faut-il lire ce qu’écrivent

les chercheurs en éducation relative à l’environnement? Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 163-167, 2000.

CENTR'ERE – Revue Éducation relative à l’environnement: Regards – Recherches – Réflexions. Disponível em: http://www.revue-ere.uqam.ca/categories/presentation.html. Acesso em: 02 jan. 2018.

CLARY, Maryse. L’évaluation comme vecteur pour la formation en éducation relative à l’environnement. Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 49-73, 2000.

COTTEREAU, Dominique. Évaluer la mise en forme du lien éco-logique. Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 173-181, 2000.

DAVIES, Philip. Revisões sistemáticas e a Champbell Colaboration. In: THOMAS, Gary; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LEGRAND, Emmanuel. Utilisation pragmatique de cartes mentales comme outil d’évaluation en éducation relative à l’environnement. Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 75-95, 2000.

LIARAKOU, Georgia; FLOGAITIS, Eugénie. Quelle évaluation pour quelle éducation relative à l’environnement? Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 13-29, 2000.

LOUREIRO, Carlos Frederico Loureiro. Educação Ambiental Epistemologia Crítica. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. v. 32, n.3, p.159-176, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5536. Acesso em: 02 jan. 2018.

MAYER, Michela. Indicateurs de qualité pour l’éducation relative à l’environnement:

une stratégie évaluative possible? Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 97-118, 2000.

PIETTE, Sylvie-Anne; LEGRAND, Emmanuel, CROIZER, Claude; GOFFIN, Louis; FRENCKELL, Marianne von; PHILIPPET, Catherine; WATTECAMPS, Jean-Marc. Le partenariat au service de l’évaluation de projets d’éducation relative à l’environnement. Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 119-143, 2000.

RAGOU, Polyxeni; SOUCHON, Christian. L’approche systémique: une méthode d’apprentissage et un outil d’évaluation en éducation relative à l’environnement. Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 195-200, 2000.

REVUE-ERE [2000]. Revue Éducation relative à l’environnement. Disponível em:

http://www.revue-ere.uqam.ca/categories/volumes/v02tab.html. Acesso em : 02 jan. 2018.

SANMARTÍ, Neus; TARÍN, Rosa Maria. Clarification-Réflexion-Régulation des valeurs. Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 145-160, 2000.

SAUVÉ, Lucie; MACHABÉE, Louis. La représentation: point focal de l’apprentissage. Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 183-194, 2000.

SPELLER, Paulo. Évaluation de l’incorporation de la dimension environnementale

dans la politique éducative du Brésil. Revue Éducation relative à l’environnement. vol. 2, p. 201-206, 2000.

VIEIRA, Solange Reiguel; TORALES-CAMPOS, Marília Andrade; MORAIS, Josmaria Lopes de. Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escola. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. v. 33, n.2, p. 106-123, maio/ago., 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5633. Acesso em: 03 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Vieira, S. R., Torales Campos, M. A., & Saheb, D. (2020). PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9064

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.