PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Maria Clara Favarão Crespi Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Ricardo Eleuterio dos Anjos Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13083

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Trabalho educativo, Pandemia, Psicologia histórico-cultural, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar contribuições da psicologia escolar/educacional para a formação docente no contexto da pandemia de Covid-19, por meio de um relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o trabalho foi realizado em uma escola pública de um município do interior do Estado de São Paulo no período de um semestre letivo, totalizando 152 horas de atividades. A sistemática de atuação girou em torno de quatro aspectos: observação/avaliação, onde a estagiária realizou o levantamento de necessidades; relatório de observação/avaliação, caracterizado pela apresentação dos dados coletados; elaboração e apresentação do projeto de intervenção e; o processo de intervenção, que foi realizado de forma remota. O trabalho buscou a superação de uma atuação patologizante historicamente constituída em psicologia escolar, e possibilitou a instrumentalização docente no que se refere à especificidade do trabalho educativo, bem como a escuta e o acolhimento com vistas à atenuação do sofrimento docente intensificado no período da pandemia.

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Biografia do Autor

Maria Clara Favarão Crespi, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) com a pesquisa "Precarização do trabalho docente no período da pandemia da COVID-19: uma intervenção formativa com professores do ensino fundamental II à luz da Pedagogia histórico-crítica e da Psicologia histórico-cultural." financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Psicóloga, formada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), e Professora de Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Análise, ênfase em Equações Dinâmicas em Escalas Temporais, com a pesquisa "Estudo da integral de Riemann em escalas temporais".

Ricardo Eleuterio dos Anjos, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação Escolar pela UNESP, Campus de Araraquara (mestrado e doutorado com bolsa da CAPES). Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente-SP; professor e supervisor de estágios em Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia do Esporte da UNOESTE. Editor da Revista Colloquium Humanarum. Com base nos referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, realiza pesquisas sobre os fundamentos psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação escolar de adolescentes; Politecnia; Trabalho e educação. Autor de artigos e capítulos de livros.

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Crespi, M. C. F., & dos Anjos, R. E. (2021). PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13083