PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Auteurs-es

  • Maria Clara Favarão Crespi Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Ricardo Eleuterio dos Anjos Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13083

Mots-clés :

Psicologia escolar, Trabalho educativo, Pandemia, Psicologia histórico-cultural, Pedagogia Histórico-Crítica

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar contribuições da psicologia escolar/educacional para a formação docente no contexto da pandemia de Covid-19, por meio de um relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o trabalho foi realizado em uma escola pública de um município do interior do Estado de São Paulo no período de um semestre letivo, totalizando 152 horas de atividades. A sistemática de atuação girou em torno de quatro aspectos: observação/avaliação, onde a estagiária realizou o levantamento de necessidades; relatório de observação/avaliação, caracterizado pela apresentação dos dados coletados; elaboração e apresentação do projeto de intervenção e; o processo de intervenção, que foi realizado de forma remota. O trabalho buscou a superação de uma atuação patologizante historicamente constituída em psicologia escolar, e possibilitou a instrumentalização docente no que se refere à especificidade do trabalho educativo, bem como a escuta e o acolhimento com vistas à atenuação do sofrimento docente intensificado no período da pandemia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Clara Favarão Crespi, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) com a pesquisa "Precarização do trabalho docente no período da pandemia da COVID-19: uma intervenção formativa com professores do ensino fundamental II à luz da Pedagogia histórico-crítica e da Psicologia histórico-cultural." financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Psicóloga, formada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), e Professora de Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Análise, ênfase em Equações Dinâmicas em Escalas Temporais, com a pesquisa "Estudo da integral de Riemann em escalas temporais".

Ricardo Eleuterio dos Anjos, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação Escolar pela UNESP, Campus de Araraquara (mestrado e doutorado com bolsa da CAPES). Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente-SP; professor e supervisor de estágios em Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia do Esporte da UNOESTE. Editor da Revista Colloquium Humanarum. Com base nos referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, realiza pesquisas sobre os fundamentos psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação escolar de adolescentes; Politecnia; Trabalho e educação. Autor de artigos e capítulos de livros.

Références

Referências

BARROCO, S. M. S. Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e educação especial: em defesa do desenvolvimento da pessoa com e sem deficiência. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011, p. 169-196.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Superior a Distância. Governo do Brasil, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia#:~:text=A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20Dist%C3%A2ncia%20%C3%A9,em%20lugares%20ou%20tempos%20diversos. Acesso em: 23 mar 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situações de pandemia no novo coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP N.º 013/2007. Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. Brasília, 2007.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para a atuação de psicólogas (os) na educação básica. 2. ed. Brasília: CFP, 2019.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Práticas e estágios remotos em psicologia no contexto da pandemia da covid-19: recomendações. Brasília: CFP, 2020.

COLLOR, N. Metodologias ativas: o que são, quais as mais famosas e como aplicar. Blog a, 2019. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/metodologias-ativas/#:~:text=Metodologia%20ativa%20%C3%A9%20um%20conceito. Acesso em: 12 set. 2020.

DUARTE, N. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50, 1996.

FERREIRA, F.S.; SANTOS, F.A. Reflexões sobre a Pedagogia das Competências. III Congresso de Educação do CECPAN, 2018. Disponível em: https://cecpan.ufms.br/files/2019/08/C_12.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Educação altera rotina nas escolas e diretorias de ensino a partir de hoje. Governo do Estado de São Paulo, 2020a. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/educacao-altera-rotina-nas-escolas-e-diretorias-de-ensino-partir-de-hoje/. Acesso em: 23 mar 2021.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Secretaria anuncia ações para minimizar impactos por conta do Coronavírus. Governo do Estado de São Paulo, 2020b. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/secretaria-anuncia-acoes-para-minimizar-impactos-por-conta-coronavirus/. Acesso em: 23 mar 2021.

INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de Pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil - Estágio intermediário - Maio de 2020. [S.I.] , 2020a. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf. Acesso em: 16 abr 2021.

INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de Pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil - Estágio controlado - Agosto de 2020. [S.I.], 2020b. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Sentimentos_-fase-3.pdf. Acesso em: 16 abr 2021.

MALANCHEN, J. As diferentes formas de organização curricular e a sistematização de um currículo a partir da pedagogia histórico-crítica. In: PAGNONCELLI, C.; MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D. (Org.) O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. 1 ed., Uberlândia: Navegando Publicações, 2016, p.17-48.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MEIRE, M. E. M.; TANAMACHI, E. R. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em psicologia e educação. In: MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. M. (Orgs.) Psicologia escolar: práticas críticas. 1ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p.11-62.

OLIVEIRA, D. A.; JUNIOR, E. P. Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, D. A.; POCHMANN, M. (Org.). A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília: Gráfica e Editora Positiva, 2020, p. 207-228.

PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: a teoria histórica - cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013, p.71-97.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas: Autores Associados, 2009.

SÃO PAULO (Estado). Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Decreto nº 64.881, de 22 de Março de 2020. Decreta quarentena no Estado de São Paulo, no contexto da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências complementares. São Paulo, 2020a.

SÃO PAULO (Estado). Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Decreto nº 64.994, de 28 de maio de 2020. Dispões sobre a medida de quarentena de que trata o Decreto nº 64.881, de 22 de março de 2020, institui o Plano São Paulo e dá providências complementares. São Paulo, 2020b.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. FAQ - Volta às aulas 2021. São Paulo, 2020c. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FAQ-Volta-a%CC%80s-aulas-2021.pdf. Acesso em: 23 mar 2021.

SÃO PAULO (Estado). Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Decreto nº 65.597, de 26 de março de 2021. Acrescenta dispositivo ao Decreto nº 65.384, de 17 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no contexto da pandemia de COVID-19, institui o Sistema de Informações e Monitoramento da Educação para COVID-19 e dá providências correlatas. São Paulo, 2021.

SOLDATELLI, R. Processo de adoecimento de professores amplia durante pandemia. Esquerda Marxista, 2020. Disponível em: https://www.marxismo.org.br/processo-de-adoecimento-de-professores-amplia-durante-pandemia/. Acesso em: 26 mar 2021.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-05

Comment citer

Crespi, M. C. F., & dos Anjos, R. E. (2021). PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13083