Teatro operário como ferramenta educativa

Autores

  • Sabrina Meirelles Macedo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daniel Porciuncula Prado Prado
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos

Palavras-chave:

Educação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação.

Resumo

O presente artigo busca traçar algumas relações com o projeto moderno de educação pública, ensejado a partir da Revolução Francesa no século XVIII e a utilização do teatro operário na cidade de Rio Grande como meio de transformação dos sujeitos sociais a partir da classe operária emergente em fins do século XIX e início do século XX. Traz uma breve reflexão sobre a percepção de algumas das lideranças operárias sobre o papel da educação como agente de transformação social, bem como as relações de gênero dentro do operariado refletiam, em parte, a mentalidade que circulava na sociedade burguesa, entendo o gênero como parte integrante do processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Meirelles Macedo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Tutora a distância do Curso de Pedagogia - UAB/FURG. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História - PPGH/FURG.

Daniel Porciuncula Prado Prado

Historiador. Professor dos Cursos de História Bacharelado e Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em História da FURG. Doutor em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental – PPGEA/FURG.

Rita de Cássia Grecco dos Santos

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – IE/FURG e do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação- PPGH - ICHI/FURG. Coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância UAB/FURG. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA - Educação e Memória – IE/FURG e Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEIHE - FaE/UFPEL.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Macedo, S. M., Prado, D. P. P., & Grecco dos Santos, R. de C. (2017). Teatro operário como ferramenta educativa. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 303–316. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.