História oral e memória: construindo novas fontes de pesquisa sobre a Faculdade Católica de filosofia de Rio Grande (1960 - 1969)

Autores

  • Josiane Alves da Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos

Palavras-chave:

História Oral. Memóri. História Cultural.

Resumo

Este trabalho busca apresentar as contribuições da História Oral e da memória na pesquisa realizada sobre a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960 - 1969), cuja criação marcou o início dos cursos superiores voltados à formação docente na cidade. Para tanto, ressalta as diferentes fases do trabalho com História Oral e o embasamento sobre a memória. Nesse sentido, tem como base os caminhos abertos pela História Cultural, os quais vêm propiciando a ampliação de problemas, objetos e temas de pesquisa histórica. Constata que a multiplicidade de histórias e memórias sobre a mencionada instituição educacional só foi descortinada devido à ampliação do olhar sobre as novas fontes de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Alves da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora de História na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, em Rio Grande. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – PPGE/UFPEL e graduanda no Curso de Pedagogia (2a Licenciatura - PARFOR) na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Rita de Cássia Grecco dos Santos

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – IE/FURG e do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação- PPGH - ICHI/FURG. Coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância UAB/FURG. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA - Educação e Memória – IE/FURG e Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEIHE - FaE/UFPEL.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

da Silveira, J. A., & Grecco dos Santos, R. de C. (2017). História oral e memória: construindo novas fontes de pesquisa sobre a Faculdade Católica de filosofia de Rio Grande (1960 - 1969). Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 79–98. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5860

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.