O desafio das fontes históricas ao tratar da memória feminina estudo do conservatório de música de Rio Grande (1922-1954)

Autores

  • Gianne Zanella Atallah Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Isabel Porto Nogueira

Palavras-chave:

Fontes Históricas. Mulheres. Memória Coletiva. Música.

Resumo

O artigo aborda a relação entre as Fontes Históricas e a Memória Feminina no Conservatório de Música de Rio Grande, ao longo do século XX, que ficou estigmatizada pelas concepções do século XIX. Esta Memória que foi olhada através de documentos e concebida não para eternizar-se na História, mas para o momento, estava atrelada a quem interessava fazer com que fosse lembrada. Importante destacar, o sentido da Memória Feminina que se pretende construir a partir da desconstrução de olhares pré-concebidos das Fontes a partir do Positivismo, o seu ápice de influência, e sua busca pela construção de um novo olhar sobre o grupo, na formação de uma Memória Coletiva na esfera musical, onde deverá haver interação de Fontes Históricas consideradas absolutas, enquanto cultura material e de “novas” fontes, como a História Oral, pretendendo assim ressignificar a objetividade e a subjetividade do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gianne Zanella Atallah, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dirigente do Núcleo de Patrimônio Municipal - Fototeca Municipal Ricardo Giovannini e Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti do Rio Grande/RS. Docente em História da Rede Municipal – SMED, Rio Grande/RS. Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural - PPGMP/ICH-UFPEL.

Isabel Porto Nogueira

Professora e Orientadora dos PPGs Mestrado e Doutorado em Música da UFRGS e PPG Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPEL. Compositora e Performer, Musicóloga e Professora do Instituto de Artes da UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero, Corpo e Música. Participa do Grupo de Pesquisa em Criação Sonora e em Grupo de Pesquisa em Práticas Interpretativas da UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Atallah, G. Z., & Nogueira, I. P. (2017). O desafio das fontes históricas ao tratar da memória feminina estudo do conservatório de música de Rio Grande (1922-1954). Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 219–230. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5867

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.