Teatro operário como ferramenta educativa

Authors

  • Sabrina Meirelles Macedo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daniel Porciuncula Prado Prado
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos

Keywords:

Educação Pública. Teatro. Gênero. História da Educação.

Abstract

O presente artigo busca traçar algumas relações com o projeto moderno de educação pública, ensejado a partir da Revolução Francesa no século XVIII e a utilização do teatro operário na cidade de Rio Grande como meio de transformação dos sujeitos sociais a partir da classe operária emergente em fins do século XIX e início do século XX. Traz uma breve reflexão sobre a percepção de algumas das lideranças operárias sobre o papel da educação como agente de transformação social, bem como as relações de gênero dentro do operariado refletiam, em parte, a mentalidade que circulava na sociedade burguesa, entendo o gênero como parte integrante do processo educativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sabrina Meirelles Macedo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Tutora a distância do Curso de Pedagogia - UAB/FURG. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História - PPGH/FURG.

Daniel Porciuncula Prado Prado

Historiador. Professor dos Cursos de História Bacharelado e Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em História da FURG. Doutor em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental – PPGEA/FURG.

Rita de Cássia Grecco dos Santos

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – IE/FURG e do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação- PPGH - ICHI/FURG. Coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância UAB/FURG. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA - Educação e Memória – IE/FURG e Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEIHE - FaE/UFPEL.

Published

2017-02-09

How to Cite

Macedo, S. M., Prado, D. P. P., & Grecco dos Santos, R. de C. (2017). Teatro operário como ferramenta educativa. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 303–316. Retrieved from https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5872

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)