EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

a dinâmica político-pedagógica da implementação da Lei 10.639/2003 na UFRPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.9420

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Ensino superior, Formação docente.

Resumo

Para o Movimento Negro, a educação foi espaço de atenção especial para a promoção da luta antirracista culminando na Lei 10.639/03. Objetivamos aqui, dialogar sobre a dinâmica político-pedagógica da UFRPE-Sede, em relação à sua mobilização para o cumprimento da referida lei, no âmbito dos cursos de licenciatura. Através da realização de entrevistas com professores e representantes administrativos de algumas esferas da UFRPE, percebemos que a disciplinarização foi uma conquista ocorrida após uma série de movimentos, embates e diálogos internos entre três principais esferas NEAB, PREG e o Fórum das Licenciaturas. Concluímos que, a discussão inicial que resultou na disciplina ERER deu-se inicialmente de forma estratégica para a adequação as normativas, todavia, a articulação de alguns espaços com as lutas dos movimentos sociais, impulsionou a instituição para um processo consciente de que a educação tem o poder de contribuir para a transformação de uma sociedade racista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIDA ROBERTA SOARES DE SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pelo Programa de Pós-Graduação Educação, Culturas e Identidades- UFRPE/FUNDAJ, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Raça, Gênero e Sexualidade ( GEPERGES- AUDRE LORDE). Atualmente desenvolve estudos em torno de Educação, Relações Raciais e Formação de Professores.

Bruna Tarcília Ferraz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta 3 do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora em Educação (UFPE). Mestre em Educação pela (UFPE), Licenciada em Pedagogia pela UFPE.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. (trad). Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro São Paulo: Edições 70, 2016.

BOTELHO, Denise. Educar para a Igualdade Racial nas Escolas. Inn:_________. Educar para a Igualdade Racial nas Escolas. Recife: MXM Gráfica & Editora, 2016.

BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003.

______. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº.3. de 10 de março de 2004.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson. As Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, v.47, p.19-33, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). O desafio da pesquisa social INN: _________(org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes. 2016.

MUNANGA, Kabengele. Mestiçagem e Experiencias Interculturais no Brasil. INN:Negras Imagens: Ensaios sobre Cultura e Escravidão no Brasil. SCHWARCZ, Lilia Moritz. REIS, Letícia Vidor de Souza. (organizadoras). São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo: estação ciência, 1996.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgar (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latinoamericanas. ColecciónSur. CLASCO Argentina: Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2005. p.201-245.

SANTOS, Boa Ventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade.3.ed. São Paulo: Cortez, 2010 (coleção questões da nossa época; v.11).

SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

SILVA, Joselina da; PEREIRA, Amauri Mendes. Olhares sobre a mobilização brasileira para a III Conferência Mundial contra o racismo, a discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares-MinC; Belo Horizonte: Nandyala, 2013.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

SANTANA, E. R. S. D., & Ferraz, B. T. (2021). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: a dinâmica político-pedagógica da implementação da Lei 10.639/2003 na UFRPE. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.9420

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.