Representações de homem e natureza em filmes de animação: problematizações de uma pedagogia cultural
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6843Palabras clave:
Homem-Natureza. Representação. Pedagogia Cultural.Resumen
O artigo analisa as representações de homem e de natureza que circulam nos filmes de animação da série Madagascar produzidos nos anos de 2005, 2008 e 2012. Tem como objetivo discutir o modo como são produzidas certas verdades a respeito da relação entre homem e natureza e a forma como estas instituem determinados modos de ser sujeito na contemporaneidade. Assumimos como referencial teórico o campo dos Estudos Culturais na vertente pós-estruturalista, operando modestamente com o conceito de problematização desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault, traçando uma interlocução com autores do campo da Educação Ambiental. As análises do corpus empírico indicam a mídia cinematográfica como produtivo artefato da cultura que, numa sociedade atravessada por certa vontade de pedagogia, reforça o papel central ocupado pelo homem na relação que estabelece com a natureza, reatualizando o ideal moderno antropocêntrico.Descargas
Citas
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