Memória e história do ensino das humanidades: do nascimento do conceito de disciplinas escolares à atual ciências humanas

Autores/as

  • Júlia Silveira Matos Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palabras clave:

Humanidades. Formação de Professores. Ciências Humanas.

Resumen

A escola brasileira na atualidade é marcada em sua organização pela divisão dos saberes específicos das ciências de referência nas chamadas disciplinas escolares. Essa estrutura se organiza na partição do tempo escolar em períodos, as conhecidas horas/aula. Cada professor tem com seus alunos um conjunto de períodos semanais para trabalhar os conhecimentos de sua área de saber, com vistas ao estudo de determinada quantidade de “conteúdos”, pré-estabelecidos pelo que se convencionou compreender como um código disciplinar de seu campo de saber. Nas ciências humanas esse formato organizacional se consolidou de forma quase que inquestionável, contribuindo para o isolamento dos saberes dentro das disciplinas escolares e no distanciamento entre seus atores de forma a impossibilitar os inúmeros diálogos possíveis entre os campos do saber. A partir dessa percepção podemos nos questionar: quando historicamente o campo das humanidades clássicas, como eram ensinados os saberes que hoje entendemos pertencentes as Ciências Humanas, na Idade Moderna, se dividiram em disciplinas escolares? Em qual contexto histórico e por quais motivos se fizera fundamental essa divisão? E como essa divisão impactou na formação dos professores, especificamente os de História, que são o foco de nosso estudo.

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Biografía del autor/a

Júlia Silveira Matos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora do Programa de Pós-graduação em História, pesquisa e vivência de ensino-aprendizagem - PPGH/FURG. Doutora em História pela PUCRS. Coordenadora do Grupo de pesquisa em Ensino de História, sentidos e Narrativas.

Publicado

2017-02-09

Cómo citar

Matos, J. S. (2017). Memória e história do ensino das humanidades: do nascimento do conceito de disciplinas escolares à atual ciências humanas. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 111–128. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5862

Número

Sección

Artigos