EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

a dinâmica político-pedagógica da implementação da Lei 10.639/2003 na UFRPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.9420

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Ensino superior, Formação docente.

Resumo

Para o Movimento Negro, a educação foi espaço de atenção especial para a promoção da luta antirracista culminando na Lei 10.639/03. Objetivamos aqui, dialogar sobre a dinâmica político-pedagógica da UFRPE-Sede, em relação à sua mobilização para o cumprimento da referida lei, no âmbito dos cursos de licenciatura. Através da realização de entrevistas com professores e representantes administrativos de algumas esferas da UFRPE, percebemos que a disciplinarização foi uma conquista ocorrida após uma série de movimentos, embates e diálogos internos entre três principais esferas NEAB, PREG e o Fórum das Licenciaturas. Concluímos que, a discussão inicial que resultou na disciplina ERER deu-se inicialmente de forma estratégica para a adequação as normativas, todavia, a articulação de alguns espaços com as lutas dos movimentos sociais, impulsionou a instituição para um processo consciente de que a educação tem o poder de contribuir para a transformação de uma sociedade racista.

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Biografia do Autor

ELIDA ROBERTA SOARES DE SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pelo Programa de Pós-Graduação Educação, Culturas e Identidades- UFRPE/FUNDAJ, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Raça, Gênero e Sexualidade ( GEPERGES- AUDRE LORDE). Atualmente desenvolve estudos em torno de Educação, Relações Raciais e Formação de Professores.

Bruna Tarcília Ferraz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta 3 do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora em Educação (UFPE). Mestre em Educação pela (UFPE), Licenciada em Pedagogia pela UFPE.

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

SANTANA, E. R. S. D., & Ferraz, B. T. (2021). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: a dinâmica político-pedagógica da implementação da Lei 10.639/2003 na UFRPE. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.9420