EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
a dinâmica político-pedagógica da implementação da Lei 10.639/2003 na UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.9420Palavras-chave:
Lei 10.639/03, Ensino superior, Formação docente.Resumo
Para o Movimento Negro, a educação foi espaço de atenção especial para a promoção da luta antirracista culminando na Lei 10.639/03. Objetivamos aqui, dialogar sobre a dinâmica político-pedagógica da UFRPE-Sede, em relação à sua mobilização para o cumprimento da referida lei, no âmbito dos cursos de licenciatura. Através da realização de entrevistas com professores e representantes administrativos de algumas esferas da UFRPE, percebemos que a disciplinarização foi uma conquista ocorrida após uma série de movimentos, embates e diálogos internos entre três principais esferas NEAB, PREG e o Fórum das Licenciaturas. Concluímos que, a discussão inicial que resultou na disciplina ERER deu-se inicialmente de forma estratégica para a adequação as normativas, todavia, a articulação de alguns espaços com as lutas dos movimentos sociais, impulsionou a instituição para um processo consciente de que a educação tem o poder de contribuir para a transformação de uma sociedade racista.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. (trad). Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro São Paulo: Edições 70, 2016.
BOTELHO, Denise. Educar para a Igualdade Racial nas Escolas. Inn:_________. Educar para a Igualdade Racial nas Escolas. Recife: MXM Gráfica & Editora, 2016.
BRASIL. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003.
______. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº.3. de 10 de março de 2004.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson. As Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, v.47, p.19-33, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). O desafio da pesquisa social INN: _________(org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes. 2016.
MUNANGA, Kabengele. Mestiçagem e Experiencias Interculturais no Brasil. INN:Negras Imagens: Ensaios sobre Cultura e Escravidão no Brasil. SCHWARCZ, Lilia Moritz. REIS, Letícia Vidor de Souza. (organizadoras). São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo: estação ciência, 1996.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgar (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latinoamericanas. ColecciónSur. CLASCO Argentina: Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2005. p.201-245.
SANTOS, Boa Ventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade.3.ed. São Paulo: Cortez, 2010 (coleção questões da nossa época; v.11).
SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
SILVA, Joselina da; PEREIRA, Amauri Mendes. Olhares sobre a mobilização brasileira para a III Conferência Mundial contra o racismo, a discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares-MinC; Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.