<b>A utilização de fontes no ensino de história: a imprensa na construção do conhecimento</b>

Autores

  • Hardalla Santos do Valle
  • Eduardo Arriada
  • Lisiane Costa Claro

Palavras-chave:

Ensino de História- Fontes- Imprensa

Resumo

O presente artigo almeja discorrer sobre a utilização de fontes, especificamente aquelas oriundas da imprensa escrita, na construção do ensino de história. Nessa perspectiva, apresentamos as seguintes inquietudes como norteadoras desse trabalho: Qual o papel das fontes históricas dentro do ensino de história? Quais as possibilidades de aprendizado a partir dessas? A imprensa assume um lugar de destaque nesse cenário em que medida? O meio escolhido de nos aproximarmos dessas respostas foi a metodologia da pesquisa bibliográfica, bem como, a análise de conteúdo, que possibilita o trabalho com materiais textuais escritos. É importante mencionar que nessa metodologia o ponto de partida é a mensagem, mas devem ser consideradas as condições contextuais de seus produtores e assentar-se na concepção crítica e dinâmica da linguagem para estabelecer um parecer (FRANCO, 2005: 13). Dado o exposto, será traçada primeiramente uma discussão sobre o ensino de história. Logo após serão apresentados alguns aspectos em relação as importância das fontes e suas possibilidades de utilização dentro da área abordada. Por último, refletiremos sobre a imprensa e suas especificidades. Assim sendo o intuito fomentar uma reflexão acerca do ensino da História e suas amplas possibilidades de construção dentro do espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hardalla Santos do Valle

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bolsista-CAPES. Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Eduardo Arriada

Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (PUC-RS). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (PUC-RS). Graduado em Historia pela Universidade Católica de Pelotas (UCpel)

Lisiane Costa Claro

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2012-04-03

Como Citar

Valle, H. S. do, Arriada, E., & Claro, L. C. (2012). &lt;b&gt;A utilização de fontes no ensino de história: a imprensa na construção do conhecimento&lt;/b&gt;. Momento - Diálogos Em Educação, 20(1), 59–72. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2138

Edição

Seção

Artigos