Um estudo sobre o ensino secundário nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS (Décadas de 1870 a 1910)

Autores

  • Hardalla Santos do Valle PPGE-UFPEL

Palavras-chave:

Estudo comparado. Ensino secundário. Culturas escolares

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um estudo comparado do ensino secundário das cidades de Pelotas e Rio Grande (RS), entre as décadas de 1870 a 1910. Nessa perspectiva, apresentamos as seguintes inquietudes como norteadoras desse trabalho: Que características socioculturais possuem as cidades de Pelotas e Rio Grande, no período delimitado? De que forma a identidade sociocultural influi nas características do ensino secundário destas cidades? O meio escolhido de nos aproximarmos dessas respostas foi a metodologia da pesquisa bibliográfica e a análise documental. No que tange às fontes, optamos pela análise de relatórios de presidentes de província, jornais, atas e relatos memorialísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hardalla Santos do Valle, PPGE-UFPEL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UFPEL). Mestre em Educação (PPGE-UFPEL). Graduada em História Licenciatura (FURG). Graduada em História Bacharelado (FURG). Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-PPGE/UFPEL).

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Valle, H. S. do. (2014). Um estudo sobre o ensino secundário nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS (Décadas de 1870 a 1910). Momento - Diálogos Em Educação, 21(2), 87–100. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/3507

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.