<b>Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental</b>

Autores

  • Michelle Reinaldo Protásio
  • Simone Santos de Albuquerque
  • Simone Santos de Albuquerque

Resumo

O presente artigo, baseado na pesquisa “A Articulação da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo discutir e problematizar as práticas educativas direcionadas às crianças pertencentes à esses níveis de ensino. Analisaremos de que maneiras as culturas infantis podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre ambos níveis de ensino. Para atingir tal objetivo, iniciamos este artigo contextualizando a pesquisa realizada em uma escola pública do município do Rio Grande e, logo após, propomos uma discussão acerca dos lugares ocupados pelos sujeitos infantis na contemporaneidade, buscando delinear os aspectos históricos e sociais que demarcam as infâncias tal como a percebemos na esfera social e, principalmente, nas instituições educativas. A partir dos achados da pesquisa e do referencial teórico (Sociologia da Infância) que subsidiou nosso estudo, bem como nossa concepção acerca das infâncias, procuramos discutir as possibilidades educativas de articulação entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo da expressão das culturas infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Reinaldo Protásio

Professora da rede municipal da cidade do Rio Grande. Especialista em Educação. Mestranda em Educação PPGE/UFPEL.

Mais informações: Currículo Lattes

Simone Santos de Albuquerque

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora titular da FURG

Mais informações: Currículo Lattes

Simone Santos de Albuquerque

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora titular da FURG

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2008-01-13

Como Citar

Protásio, M. R., de Albuquerque, S. S., & de Albuquerque, S. S. (2008). <b>Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 17(1), 95–106. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/615

Edição

Seção

Artigos