TRANS-VERSALIZAR A CISNORMATIVIDADE ESCOLAR COM OS CONTOS DAS DIFERENÇAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19123

Resumen

A pesquisa explora o potencial pedagógico de contos infantis com marcas das diferenças na promoção da transversalidade na cultura escolar. Focando na atuação de uma professora transgênera na Educação Básica, a investigação ocorre em uma escola pública do Rio Grande do Sul. A transversalidade é entendida como um meio de dar visibilidade ao que a estrutura normativa hegemônica da escola tende a silenciar. Foi realizado um levantamento de livros com essas marcas na biblioteca da escola, resultando em um quadro de narrativas com potencial para a transversalidade. Esse quadro fundamenta entrevistas semiestruturadas com docentes, cuja análise revela a emergência dessas marcas. A pesquisadora percebe que suas vivências, enquanto pessoa LGBTQIAPN+, funcionam como epistemes que desafiam a cisnormatividade e favorecem novas aprendizagens. A “trans-versalização” surge, então, como uma forma de narrar que evidencia diferenças e questiona normas socioculturais no ambiente escolar.

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Biografía del autor/a

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação UFRGS

Mais informações: Currículo Lattes

Freda Corteze, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora na rede municipal de ensino de Montenegro, Rio Grande do Sul. Doutoranda no PPGEDU UFRGS Linha de Pesquisa Educação Sexualidade e Relações de Gênero

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

SEFFNER, Fernando; CORTEZE, Freda. TRANS-VERSALIZAR A CISNORMATIVIDADE ESCOLAR COM OS CONTOS DAS DIFERENÇAS. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 30–50, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19123. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19123. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários