TRANS-VERSALIZAR A CISNORMATIVIDADE ESCOLAR COM OS CONTOS DAS DIFERENÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19123

Resumo

A pesquisa explora o potencial pedagógico de contos infantis com marcas das diferenças na promoção da transversalidade na cultura escolar. Focando na atuação de uma professora transgênera na Educação Básica, a investigação ocorre em uma escola pública do Rio Grande do Sul. A transversalidade é entendida como um meio de dar visibilidade ao que a estrutura normativa hegemônica da escola tende a silenciar. Foi realizado um levantamento de livros com essas marcas na biblioteca da escola, resultando em um quadro de narrativas com potencial para a transversalidade. Esse quadro fundamenta entrevistas semiestruturadas com docentes, cuja análise revela a emergência dessas marcas. A pesquisadora percebe que suas vivências, enquanto pessoa LGBTQIAPN+, funcionam como epistemes que desafiam a cisnormatividade e favorecem novas aprendizagens. A “trans-versalização” surge, então, como uma forma de narrar que evidencia diferenças e questiona normas socioculturais no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação UFRGS

Mais informações: Currículo Lattes

Freda Corteze, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora na rede municipal de ensino de Montenegro, Rio Grande do Sul. Doutoranda no PPGEDU UFRGS Linha de Pesquisa Educação Sexualidade e Relações de Gênero

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

SEFFNER, Fernando; CORTEZE, Freda. TRANS-VERSALIZAR A CISNORMATIVIDADE ESCOLAR COM OS CONTOS DAS DIFERENÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 30–50, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19123. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19123. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários